Skip to main content

Saiba como garantir mais segurança e agilidade com a automação da gestão do Active Directory

Artigo Saiba como garantir mais segurança e agilidade com a automação da gestão do Active Directory

 

Com a transformação digital, muitas empresas já tinham começado a implementação do home office. Porém, com a chegada da pandemia, esse cenário se intensificou. Assim, muitas organizações tiveram que tomar medidas para garantir a segurança de seus dados, já que boa parte (senão toda) a equipe agora está fora do ambiente corporativo.

A solução é fazer uma boa gestão de acessos. Para isso, diversas empresas utilizam automação para o Active Directory, uma ferramenta importante desenvolvida pela Microsoft. Porém, muitos gestores ainda têm dúvidas sobre o software.

Se esse é o seu caso, não se preocupe. A seguir, você vai entender tudo sobre essa ferramenta que vai tornar sua empresa muito mais ágil e segura. Acompanhe!

Afinal, o que é o Active Directory?

Trata-se de uma ferramenta desenvolvida pela Microsoft e que tem como objetivo o gerenciamento de usuários de rede. Ou seja, ela realiza um serviço de diretório. Vale lembrar que um diretório é um banco de dados que armazena todas as informações dos usuários de uma empresa, como nome, login, senha, cargo, entre outras.

O AD, como é comumente chamado, gerencia todas as informações sobre os usuários, computadores, grupos, dados que cada usuário pode acessar. Então, basicamente, é um software para gestão de identidades e acessos e serve para que o usuário possa acessar os recursos disponíveis na rede da empresa.

Para isso, basta efetuar o logon no local de rede que, em seguida, o AD verifica se as informações fornecidas são válidas. Em caso positivo, realiza a autenticação e permite o acesso.

Quais são os benefícios da automação?

Imagine uma empresa de médio ou grande porte com milhares de colaboradores, cada um utilizando um computador e com centenas de servidores para armazenar e gerenciar os dados e os sistemas da organização. Cada um desses usuários necessita de vários servidores, além do seu próprio computador.

É completamente inviável gerenciar todas essas contas e configurar permissões em todos as máquinas, principalmente quando há inúmeros usuários entrando e saindo a todo momento.

A automação do Active Directory oferece um serviço centralizado conectando todas as máquinas e permitindo que todos os usuários consigam se logar e acessar os dados que têm permissão, incluindo arquivos compartilhados, banco de dados e caixas de email.

Por que utilizar o HORACIUS IAM?

O HORACIUS IAM da E-TRUST permite que você tenha controle total de acessos tanto nos sistemas locais quanto na nuvem. Por meio dessa solução, diferentes cargos têm diferentes permissões e níveis de acesso.

Ao utilizá-lo em sua empresa, você saberá exatamente quem acessa aos dados na sua empresa, pois ele garante o mais alto padrão de segurança para o seu negócio, além de entregar relatórios em tempo real.

Para a proteção dos dados, o bom desempenho depende diretamente da gestão dos direitos de acesso aos sistemas. Assim, os principais benefícios de utilizar essa plataforma são:

  • Suporte e autenticação de aplicativos mobile e nuvem;
  • Controle de acesso de clientes e consumidores;
  • Gestão de Identidades e Acessos;
  • Implantação em nuvem ou on-premises;
  • Permissões de acesso de acordo com a função de cada usuário;
  • Integração com outras ferramentas;
  • Fluxos automatizados;
  • Customização de workflows sem a necessidade de programação;
  • Gerencia o ciclo de vida de usuários nos sistemas SAP, MS AD (Active Directory), MS Exchange, LDAP, Google Apps, Oracle Procedures, JIRA, HP Openview, Office 365, SSH e Web services SAOP ou REST;
  • Cancelamento automático dos acessos ao final dos contratos;
  • Agilidade na entrada e saída de funcionários e prestadores de serviços, reduzindo riscos trabalhistas por meio de relatórios comprobatórios;
  • Solução integrada para Gestão de Identidade, Governança, Provisionamento e Single Sign-On;
  • Reset de senha, ou seja, troca e desbloqueio de senhas dos usuários com segurança e agilidade.

Portanto, apostar na automação do Active Directory é imprescindível para garantir a segurança de dados, a produtividade a confiança de uma marca no mercado. Sendo assim, contar com o HORACIUS IAM potencializa a segurança e a agilidade em sua empresa.

 

Aproveite também para ler: