Quer garantir a segurança dos dados da empresa no home office? Então leia esse artigo e saiba como:
No cenário que vivemos atualmente, devido à pandemia do Coronavírus, demandou uma série de adaptações para que as empresas garantissem a saúde e a segurança de seus colaboradores, clientes e parceiros.
Para não deixar os negócios pararem, muitas empresas instituíram a prática do home office, sendo que muitas não tinham esse tipo de trabalho em sua cultura.
Para essas empresas, apareceu uma nova preocupação, como cuidar da segurança dos dados fora do ambiente corporativo? E mesmo para as empresas que já tinham colaboradores com home office, como cuidar da segurança dos dados com toda a equipe fora da empresa?
Neste cenário a proteção dos dispositivos é essencial, já que esta é a primeira barreira de proteção. O fornecimento de acessos seguros aos sistemas da empresa, por exemplo, também é fundamental, pois impõe criptografia e realiza o controle de acesso aos dados e sistemas.
Como adotar home office de maneira segura?
O primeiro procedimento para estabelecer trabalho remoto de forma segura é avaliando as políticas de segurança da empresa. Esse conteúdo precisa deixar claro quem são os responsáveis pelas informações geradas e quem tem acesso.
Empresas que não estabelecem esse tipo de protocolo tendem a passar por dores de cabeça, caso haja algum problema de vazamento de dados.
Segurança dos dados
Como muitas empresas e colaboradores lidam com dados confidenciais e sensíveis para as operações empresariais, é importante estabelecer junto ao funcionário o dever da responsabilidade e confidencialidade.
Além dessa conscientização, já existem soluções que auxiliam as empresas na concessão, controle e revogação de acessos e acompanhamento de relatórios em tempo real. Uma boa gestão de identidades traz agilidade e confiabilidade nos acessos gerados.
Segurança dos dispositivos
O monitoramento do acesso remoto às redes, acompanhando o tráfego dos dispositivos utilizados também é um procedimento fundamental para ampliar a segurança da informação.
Ações de prevenção
O coordenador de operações da E-TRUST, André Zottis, listou algumas ações para a prevenção no acesso remoto:
• Se for disponibilizado, sempre utilizar o notebook corporativo quando for trabalhar em casa e não usar este equipamento de trabalho para atividades pessoais;
• Utilizar uma rede Wi-Fi segura e não desconhecidas;
• Utilizar conexões seguras por meio de VPN;
• O sistema operacional e aplicativos instalados na estação de trabalho devem estar atualizados, a fim de evitar vulnerabilidades;
• Todos os dispositivos utilizados devem ter um anti malware instalado e atualizado;
• Evitar o uso de mídias removíveis (pen drive, hd externo);
• Fazer backup sempre que possível;
• Tomar cuidado extra com spam e phishing;
• Se possível, utilizar criptografia na estação de trabalho. Caso não exista, definir uma política para o trabalho Home Office.
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