Skip to main content

Acessos indevidos: quais os impactos para a segurança da empresa

By 20 de janeiro de 2023abril 11th, 2023Gestão de Identidade, Segurança da Informação

 

Como está a proteção da sua empresa contra acessos indevidos? Essa é uma questão muito relevante quando o assunto é segurança da informação, tendo em vista que falhas no controle dos dados podem trazer consequências negativas para o negócio. 

Muitas vezes, esses problemas de segurança são causados por acessos indevidos. Por esse motivo, uma das maneiras mais eficazes de prevenir esse tipo de dano é garantir que apenas pessoas autorizadas tenham contato com informações que sejam necessárias para realizar o seu trabalho. 

Neste artigo, entenda como podem acontecer os acessos indevidos e como se proteger! 

Como ocorrem os acessos indevidos? 

Com pessoas entrando e saindo de uma empresa, principalmente nos negócios que contam com uma alta rotatividade de profissionais, um sistema de Gestão de Identidade e Acesso (IAM) pode passar por falhas, caso não esteja devidamente preparado. 

São nesses momentos em que podem acontecer os acessos indevidos. Afinal, entre o processo de demissão e contratação de novos profissionais, a permissão para entrar no sistema pode ficar confusa, especialmente quando não há uma gestão atenta à segurança digital. 

Como se relacionam com os ataques hackers? 

Os ataques hackers, por sua vez, podem estar relacionados a essa rotatividade. Afinal, esse tipo de contexto oferece brechas para que ocorram acessos indevidos, sendo possível a ação nociva de colaboradores e ex-colaboradores no sistema da empresa. 

O compartilhamento de informações dessas pessoas ou um sistema com falhas de segurança permitem a entrada de invasores, que podem agir diretamente nos dados, seja na exclusão, bloqueio ou até mesmo no sequestro. 

Por essa razão, é necessário ter uma atenção redobrada ao gerenciamento de acessos.. Vale destacar que a segurança das informações é prevista pela Lei nº 13.709/18, a LGPD

Portanto, garantir a segurança interna é importante para uma empresa não se tornar um alvo fácil de cibercriminosos. Ao mesmo tempo, serve para prevenir sanções jurídicas. Afinal, todas essas questões podem afetar o funcionamento do negócio em diferentes níveis. 

Quais os impactos para a segurança da empresa? 

Como visto, a falta de segurança digital é capaz de proporcionar uma série de danos consideráveis a uma empresa, sendo inúmeras as consequências de acessos indevidos aos sistemas organizacionais. 

Para entender melhor a importância de proteger os dados da sua empresa, confira os principais impactos de ter os sistemas invadidos por pessoas não autorizadas! 

Sequestro de dados 

Existem invasores que conseguem acessar dados e/ ou sistemas da empresa e paralisam a operação ou ameaçam divulgar os dados caso um resgate

O sequestro de dados é uma prática de crime que tem crescido muito nos últimos anos e cair nesse tipo de golpe é extremamente perigoso, não apenas por conta dos prejuízos financeiros. Afinal, é preciso considerar que existe a LGPD, que protege os dados dos usuários. Desse modo, o negócio também pode sofrer multas, altos gastos não planejados e perder credibilidade entre os clientes. 

Venda de informações 

Além dos sequestradores, existem os invasores que pegam os dados e fazem a venda para o público externo. Nesse caso, o prejuízo dos vazamentos de informações confidenciais pode levar a empresa a cenários graves, inclusive a falência. 

A organização americana National Cyber Security Alliance identificou que 60% das empresas de pequeno e médio porte chegam a fechar as portas após um ataque cibernético. Esse é mais um alerta para a segurança interna do negócio. 

Senhas roubadas 

A alteração de senhas por acessos indevidos também pode dificultar uma empresa, principalmente se forem sistemas relacionados a transações financeiras. A autenticação digital é fundamental para evitar que esse tipo de roubo aconteça. 

Fraudes 

Escândalos envolvendo o nome da empresa também podem acontecer, caso informações acessadas por pessoas não autorizadas sejam utilizadas de forma fraudulenta. Outro risco para a integridade do negócio e para a segurança dos dados. 

Como uma solução de segurança digital pode ser útil contra acessos indevidos? 

Tendo em vista todo esse contexto, investir em soluções para fortalecer a segurança da empresa deve ser uma das principais preocupações da gestão. Afinal, por meio dessa iniciativa, é possível obter ótimos benefícios. 

Controle do acesso 

Uma solução de qualidade vai garantir o acesso apenas por pessoas autorizadas. Ao manter esse tipo de controle, as chances de invasões são reduzidas.

Sendo assim, uma das principais iniciativas para prevenir acessos indevidos é contar com um sistema de qualidade de segurança digital. Nesse contexto, investir em soluções confiáveis de especialistas no assunto, como a HORACIUS IAM da E-TRUST, faz toda a diferença. 

Quer saber como reforçar a Gestão de Identidade e Acesso da sua empresa? Baixe o nosso e-book como obter uma estimativa de investimento e retorno para seus projetos de IAM!