Skip to main content

Por que a segurança de identidade é essencial para qualquer empresa?

Artigo Por que a segurança de identidade é essencial para qualquer empresa?

Você sabe o que é segurança de identidade? Antes, é importante você saber o que é identidade digital. Identidade digital é a representação em formato digital de dados relativos a uma pessoa, organização, sistema ou máquina. Ela pode ser obtida por meio de dispositivos tecnológicos. 

Com os avanços da tecnologia, vieram também, os ataques cibernéticos referentes a roubo de dados e identidades. Em razão disso, é fundamental que a identidade digital esteja bem protegida. Isso pode ser feito ao implementar recursos tecnológicos que aumentem a segurança. 

Entenda o que é segurança de identidade

A segurança de identidade pode ser chamada, também, de governança de identidade. É um recurso de proteção contra ataques cibernéticos, que são associados a provisionamento de acessos referente a diversas atividades. Isso acontece por meio do gerenciamento e governança dos acessos a todas as identidades digitais de uma empresa. 

A tecnologia em nuvem é um sistema bastante usado nessa proteção. Colocar a segurança de identidade em ação envolve a definição e configuração das funções de identidade, a criação de políticas para gerenciar os acessos enquanto as identidades estiverem presentes.

Saiba o que é gerenciamento de identidade

 A gestão de identidade é um formato de abordagem que se baseia em políticas para executar gerenciamento de identidade e fazer o controle de acesso. O funcionamento acontece com a criação de identidades digitais exclusivas e intransferíveis, que podem ser usadas por hardwares, pessoas, aplicações, processos e todos os sistemas que são encontrados nas redes.

Ele tem a incumbência de reconhecer e informar quem é o usuário e o que ele tem permissão de acessar. Quando um funcionário tenta entrar no sistema da corporação, por exemplo, ele apresenta a sua identidade, ou seja, os dados do usuário, que é exclusivamente dele. Quando o sistema reconhece que ele é o proprietário das informações, o sistema é liberado para efetuar as suas tarefas com total segurança.

Veja como o gerenciamento de identidade é feito

Normalmente a gestão de identidade é feita por meio de dois fatores. É um formato combinado de gerenciamento e identidade que visa encontrar a correspondência de mais de um elemento de autenticação entre a identidade que foi apresentada e os registros do usuário que fez o seu cadastro. Esses fatores são as características únicas que auxiliam na identificação da pessoa. 

Quais são os principais tipos de controle de acesso?

Para que a segurança de identidade aconteça de forma eficaz é fundamental que alguns controles de acesso sejam implementados na empresa por intermédio da gestão de identidade, como:

  • reconhecimento facial;
  • certificados digitais;
  • softwares ou aplicações personalizadas;
  • biometria;
  • senhas;
  • cartões de aproximação.

Perceba porque fazer a gestão de acesso do usuário

Quando a gestão de identidade está presente na organização, a percepção dos pontos fracos relativos à segurança fica mais perceptível. Com isso, fica mais fácil identificar ameaças de acesso, que eventualmente possam ser brechas para possíveis invasões de hackers.

Quando a gestão de acesso dos colaboradores é bem gerenciada, há menor probabilidade de ataques cibernéticos, e como consequência, danos financeiros e à imagem da marca. 

Conheça as vantagens de gerenciar identidades

Empresa que tem preocupação em investir em gerenciamento de identidade tem a oportunidade de usufruir de inúmeros benefícios que podem levar a empresa a um patamar bem expressivo e até conquistar algumas certificações ISO. Conheça algumas vantagens de implementar o gerenciamento de identidade na corporação.

Reduz riscos operacionais

O gerenciamento de identidade é um recurso tecnológico que permite automatizar os processos de controle de acesso, o que garante que os usuários tenham a possibilidade de acessar o sistema com total independência sem a ocorrência de algum risco operacional. O gerenciamento faz com que as instituições acessem ferramentas analíticas e painéis que fortalecem os controles externos.

Aumento da segurança

Elevar a segurança quando se trata de dados da empresa. Além de prevenir ataques cibernéticos e diversos transtornos e prejuízos para a empresa.

Atende a conformidade e auditoria

Segurança da identidade é um dos fatores que são muito observados durante uma auditoria na empresa. Sendo assim, as soluções de segurança da informação são determinantes para colocar a empresa em condição de conformidade, por ajudar as instituições a atenderem os requisitos referentes a normas, legislações, regulamentos e, até mesmo à LGPD. 

Tornar o acesso rápido e eficaz

Um dos grandes benefícios da segurança de identidade é tornar os processos da corporação mais célere. Ao funcionar dessa forma, todas as atividades são executadas com maior produtividade, fato que reduz estresse nos colaboradores, satisfação dos clientes, crescimento do empreendimento etc. 

Enfim, agora que você já percebeu o quanto a segurança de identidade é fundamental para a proteção de dados na empresa, como também, em atendimento à lei LGPD, é importante tomar uma iniciativa. O ideal é ter uma decisão estratégica e implementar uma plataforma para gestão de identidades e acesso, que garanta a segurança e conformidade de todos os acessos às aplicações de dados. 

Achou que as informações do artigo foram úteis para o seu negócio? Então, que tal assinar a nossa newsletter para receber conteúdos bem significativos para o seu negócio?