Skip to main content

Cybersegurança: Por onde começar?

Cybersegurança: Por onde começar?

Investir em mecanismos de proteção dos dados é essencial para oferecer segurança a seus clientes, colaboradores e parceiros. À medida que os documentos e informações da corporação são armazenadas online, torna- se necessário contar com algumas ferramentas para desenvolver a cybersegurança.

Falhas na segurança digital podem levar a grandes prejuízos financeiros e a perda da credibilidade diante do mercado. Além disso, por conta da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, existem implicações legais referentes a esse tipo de problema. Se você quer saber como proteger seu negócio do vazamento de dados e de ataques virtuais, continue a leitura e confira nossas dicas!

Qual é a importância de garantir cybersegurança na empresa?

A cybersegurança é uma questão importante para todas as empresas, independentemente do seu porte. Afinal de contas, mesmo os negócios simples necessitam de proteção no espaço digital.

Essa demanda se tornou ainda mais urgente com a chegada da LGPD, que entrou em vigor em 2021, reforçando a importância das empresas investirem em soluções para a proteção de seus dados e de qualquer pessoa que tenha algum vínculo com ela.

Desse modo, a cybersegurança representa um investimento essencial para que o negócio ofereça proteção e transparência sobre a gestão dos dados. Isso aumenta sua credibilidade no mercado e favorece a sua expansão.

Como desenvolver a cybersegurança?

Na intenção de assegurar a proteção de dados e agilidade nos processos da empresa, investir em soluções de cybersegurança é um passo importante. Para lhe ajudar a desenvolver esse aspecto da sua organização, preparamos algumas dicas que são úteis. Confira mais abaixo.

Crie uma política de proteção de dados

Essa é uma etapa importante para garantir a cybersegurança da empresa. É necessário ter uma política de proteção interna bem estabelecida para evitar vazamentos de dados e assegurar proteção. Dessa forma, é importante estabelecer regras que sirvam para garantir a cybersegurança.

Por exemplo, você pode definir o sigilo de documentos internos, dispositivos de armazenagem pessoal e vários outros aspectos. Essa política deve ser de fácil entendimento e estar disponível para realizar consultas de forma simples e rápida. Além disso, é válido fazer atualizações constantes no documento.

Use uma boa solução antivírus

Para garantir proteção de dados na empresa, investir em um bom antivírus é importante. Esse tipo de solução ajuda a detectar e impedir que programas maliciosos degradem os sistemas e roubem informações dos usuários. Há opções no mercado que conseguem identificar os vírus, colocá-los em quarentena e realizar a remoção do mesmo.

Ainda existem programas que alertam o usuário sobre possíveis ameaças. Assim, por meio desse recurso é viável prevenir ataques e garantir segurança. Além disso, é importante assegurar a atualização do software para evitar o surgimento de vulnerabilidades que possam prejudicar a organização.

Promova treinamentos para a equipe

Ter boas soluções é um passo importante para garantir a cybersegurança da empresa, mas não é suficiente. É fundamental investir em treinamentos para que a equipe seja conscientizada sobre a relevância da proteção de dados da organização.

Por meio disso, você consegue ensinar como fazer o uso correto de todas as ferramentas, conscientizar e reforçar a política de segurança estabelecida e garantir que todos os envolvidos nos processos da empresa tenham plena capacidade para adotar as medidas estabelecidas.

Conte com serviços gerenciados de segurança

Utilizar uma plataforma Security Intelligence é muito importante para criar operações de segurança capazes de reduzir custos e riscos para sua corporação. Ameaças como Ransomware e Cavalo de Troia devem se tornar cada vez mais populares. Muitos deles já conseguem ficar ocultos e coletar dados da corporação por um longo prazo.

Ao contar com um Serviço Gerenciados de Segurança você consegue garantir a proteção dos processos e a privacidade em tempo integral quanto às entradas e saídas de informações. Esse recurso também é importante para detectar ameaças, reagir a incidentes e recuperar informações.

Tenha senhas fortes

Esse passo é fundamental para evitar sofrer invasões e ter vazamento de dados importantes da empresa. Assim, seus usuários conseguem navegar com mais tranquilidade e segurança a fim de realizar suas funções.

Além disso, muito do tempo investido pelo Service Desk é associado a esquecimento de senha. Dessa maneira, ao contar com uma boa solução, como o portal de autosserviço da E-TRUST, você assegura mais agilidade e produtividade para o Service Desk, além de aumentar a segurança e proteção dos sistemas contra possíveis invasões.

Dessa forma, é factível focar em aspectos estratégicos da sua organização e evita perder tempo com situações que podem ser automatizadas de modo seguro.

Invista em gestão de identidade e acessos

Contar com uma boa solução de gestão de identidades e acessos é essencial para ter mais agilidade e segurança na empresa. Essa é uma decisão estratégica capaz de garantir redução de custos e aumento de produtividade no negócio.

Com uma plataforma adequada, como a HORACIUS IAM, você consegue certificar que os colaboradores de sua empresa contam apenas com o nível apropriado de acesso para a função que desempenham, além de reduzir erros operacionais que podem prejudicar a proteção dos dados do negócio.

Como a E-TRUST pode ajudar com isso?

A E-TRUST conta com diversas soluções para ampliar a proteção digital do seu negócio. Para oferecer mais agilidade e transparência nos processos internos da empresa, é importante contar com um bom recurso para o gerenciamento dos direitos de acesso aos sistemas.

O uso de senhas também demanda cuidados quanto ao acesso que eles disponibilizam. Uma excelente maneira de proteger os dados é por meio de soluções em nuvem que oferecem a centralização de autenticação dos usuários para diferentes aplicações. Assim, há mais controle de acesso e proteção de informações restritas do negócio.

Viu como é importante investir na proteção de dados? Desenvolver políticas internas para melhorar a cybersegurança da empresa pode ser uma tarefa árdua de conscientização e acompanhamento dos colaboradores. Contudo, ao contar com uma parceira como a E-TRUST, você consegue mais proteção e segurança por meio de soluções, garantindo o bem-estar dos seus clientes e parceiros.

Quer melhorar a segurança digital de sua empresa? Então, confira nosso eBook “Tudo sobre proteção de dados: saiba como e por onde começar e garanta a proteção dos dados da sua empresa”