Skip to main content

Proteção de dados: por onde começar?

Artigo Proteção de dados: por onde começar?

 

A proteção de dados deve ser uma preocupação para qualquer tipo de empresa, independente do seu tamanho ou segmento.

De acordo com a pesquisa Ponemon Institute de 2020, o Brasil ocupa a 18º posição no ranking dos países da América Latina que mais tiveram prejuízos com vazamento de dados. Quando há esse tipo de incidente de segurança, a empresa sofre não só prejuízos financeiros, mas fica também sujeita a processos judiciais e perda da reputação.

O que é preciso para começar a proteção de dados do negócio e evitar os problemas esses e outros problemas? Saiba mais neste artigo!

Porque a proteção de dados é tão importante?

Além do vazamento de dados e acessos indevidos, é preciso levar em consideração a interrupção longa da prestação dos seus serviços. Um ataque como DDoS, por exemplo, é capaz de deixar os sistemas inoperantes por bastante tempo. A consequência disso são os clientes impossibilitados de concluírem seus procedimentos e muita insatisfação.

Outro motivo que não podemos deixar de citar é a concordância com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), caso os dados sensíveis dos seus clientes, colaboradores e fornecedores como orientação sexual, política, religiosa, número do RG e CPF sejam vazados, a empresa correrá o risco de sofrer multas e punições, por não estar em conformidade com a LGPD.

Acessos indevidos e vulnerabilidades

Não podemos esquecer de falar dos acessos indevidos e vulnerabilidades. Na prática, é crucial haver uma forma efetiva de monitorar quem acessa as áreas mais críticas do negócio. A ideia é que o processo seja automatizado a verificação, renovação e cancelamento de direitos de acesso, entre outras coisas.

Em relação às vulnerabilidades é importante ser mais rápido do que os criminosos, identificando as brechas e corrigindo antes de um ataque cibernético ocorra. Isso consiste em monitorar a rede e gerenciar portas que podem facilitar a invasão ao sistema operacional e softwares usados na organização.

Como começar a proteger os dados da empresa?

Antes de iniciar qualquer ação prática, faça o levantamento das seguintes informações:

  • Quais dados devem ser protegidos?
  • Qual a importância de cada dado para o negócio?
  • Qual o nível de proteção que esses registros exigem?
  • Quanto de capital financeiro, humano e tecnológico será preciso na hora de fazer a proteção dos dados?

Perfis de usuários e níveis de acesso

É fundamental conhecer os perfis de usuários que acessam os sistemas da empresa e limitar os níveis de acesso de cada um. Isso implica em levantar a quantidade de usuários e aplicativos acessados, auxiliando na escolha e implementação de uma solução para proteção de dados, como o Single Sign-On.

Tempo de sessão

Outro ponto é em relação ao tempo de duração das sessões dos aplicativos. Para exemplificar, imagine que o colaborador esquece de fazer o logoff e o sistema permanece aberto. Este, por consequência, fica suscetível tanto a criminosos virtuais quanto a acessos indevidos de dentro da empresa. Aplicações seguras costumam encerrar a sessão automaticamente depois de um tempo em inatividade.

Qual a relação entre proteção de dados e uma solução de IAM?

Vale também destacar que o IAM automatiza o controle de identidade. Dessa forma, ele assegura rapidez e praticidade aos processos ligados à proteção de dados.

A utilização de uma solução IAM permite maior eficiência, reduzindo o tempo e os recursos no gerenciamento de acesso do usuário, enquanto reduz os riscos. O IAM também incentiva a integração de controles de acesso de dados consistentes, gerando um maior nível de colaboração em toda a empresa. 

Como podemos notar, o gerenciamento de identidade e acesso tem o objetivo de melhorar a proteção de dados. Por isso, apresentamos neste artigo os benefícios proporcionados por uma solução de IAM, já que ela se tornou essencial para qualquer empresa que lida com dados.

Se você deseja aprender mais sobre proteção de dados, faça o download do ebook Tudo Sobre Proteção de Dados!