Uma Política de Segurança da Informação é o melhor recurso para assegurar dados gerenciais de sua empresa
Você sabe a importância de uma Política de Segurança da Informação? E como implementar este importante recurso em sua organização?
Responda rápido: Qual o maior bem da sua empresa?
Como já deve ser de seu conhecimento, um dos bens mais significativos de sua empresa são suas informações gerenciais e dados.
São eles os principais meios ao desenvolvimento de sua organização, para tomada de decisões e estratégias.
Só que… Com o crescimento do ambiente digital e a constante troca de informações por esse local, os problemas com a segurança da informação estão cada vez mais recorrentes. E isso afeta negócios de diversos segmentos.
Seu patrimônio pode estar em perigo
A E-TRUST é especialista em segurança e gerenciamento de informações e dados. Por isso, sabemos bem que o seu patrimônio pode estar ameaçado, seja de maneira interna ou externa.
E, portanto, você pode e deve recorrer a uma Política de Segurança da Informação.
O que é uma Política de Segurança da Informação?
Uma Política de Segurança da Informação, também chamada de PSI, é um documento específico que tem como objetivo orientar e estabelecer diretrizes do ambiente corporativo para proteger informações vitais.
Além disso, estabelece também a prevenção de responsabilidades – deveres e direitos – de todos os usuários da empresa, principalmente no ambiente digital.
Ou seja, este documento é fundamental para pautar todas as normas de segurança para tudo o que é coletado e compartilhado de dados e informações em sua organização.
Para colocar este recurso em prática é preciso seguir algumas dicas e planejar muito!
Antes de tudo! O que sua Política de Segurança da Informação deve preservar?
É preciso deixar bastante claro, antes da elaboração de sua Política de Segurança da Informação, que esta deve:
- Manter a integridade de sua empresa, permitindo a proteção de informações sem que essas sofram alterações prejudiciais, intencionais ou não!
- Garantir a confidencialidade de dados, com acessos apenas para pessoas autorizadas. Para isso, a E-TRUST possui ferramentas de Gestão de Identidade e Acessos ideias para a segurança completa de sua empresa.
- Assegurar a disponibilidade de níveis de acesso conforme áreas e setores necessários. A E-TRUST também possui ferramentas capazes de gerenciar a governança de sua empresa.
Como desenhar minha Política de Segurança da Informação?
Passo 1: O planejamento!
Verifique o perfil de sua empresa e faça um levantamento de tudo o que deve ser protegido, tanto de maneira interna quanto externa.
Como dica, pergunte a todos os setores de sua empresa o que cada um acha necessário garantir segurança e coloque tudo em uma planilha.
Passo 2: A elaboração!
Com todos os itens que devem ser protegidos, de maneira geral, chegou a hora de elaborar sua Política de Segurança da Informação.
Esta deve conter:
1. Aplicações da PSI: Estabelecer quando a Política deve ser válida e para quem é destinada. Deixe claro suas aplicações e exemplifique com situações reais do dia a dia da empresa.
2. Princípios e requisitos da PSI: Coloque também os fundamentos de sua Política, sendo elaborada baseada em essências da empresa. Além disso, estabeleça os principais requisitos.
3. Objetivos da PSI: Defina claramente quais os objetivos deste recurso para sua organização.
4. Responsabilidades específicas: É preciso estabelecer claramente quais as responsabilidades de colaboradores, terceiros, gestores e outros que possuem acessos diretos aos seus dados.
5. Soluções em IT: A E-TRUST é líder em segurança da informação no Brasil e na América Latina, oferecendo serviços de gestão de identidade e acessos.
Este é o principal recurso para assegurar os níveis de acesso em todos os computadores e sistemas de sua empresa.
Estabeleça este serviço em sua Política de Segurança da Informação, a fim de garantir que apenas pessoas autorizadas acessem dados conforme responsabilidades.
6. Monitoramento e auditoria automatizada: Defina em seu documento os sistemas de monitoramento e auditoria para garantir que tudo esteja sendo cumprido.
Para isso, a E-TRUST também oferece serviços de auditoria e o melhor, de maneira automatizada!
7. Boas práticas: Indique boas práticas de uso de e-mails, internet e equipamentos tecnológicos, bem como dispositivos móveis.
8. Backup e suporte técnico: Determine práticas de backup de arquivos e documentos, além de contar com serviços de suporte técnico para manutenção de equipamentos e sistemas de segurança.
Passo 3: A aprovação!
As normas e procedimentos que foram estabelecidos em sua Política de Segurança da Informação devem passar pela aprovação de gestores ou departamento de Recursos Humanos.
Passo 4: A aplicação e o treinamento!
Com tudo aprovado, chegou a hora de aplicar o que foi definido por toda a empresa.
Para isso, elabore treinamentos em grupos, faça dinâmicas e simulações para que sua equipe entenda a importância de seguir essa Política.
Dicas da E-TRUST para sua Política de Segurança da Informação
1 – Feedback:
Após alguns meses de aplicação de sua nova Política de Segurança da Informação, recolha o feedback de seus colaboradores.
Anote dúvidas, sugestões e itens que deram ou não certo. A partir disso, busque sempre aprimorar sua segurança!
2 – Gestão de Identidade e Acessos com a E-TRUST
Ter uma Gestão de Identidade e Acessos é essencial para a segurança de informações e dados de sua empresa.
Neste caso, é importantíssimo implementar este recurso com uma empresa especializada e pioneira como a E-TRUST.
Há mais de 20 anos no mercado de segurança, sabemos bem como garantir os ativos de informação de maneira prática, automatizada e econômica!
Por isso, ao criar sua Política de Segurança da Informação, fale conosco e insira nossas soluções para sua proteção.