Skip to main content

A importância do controle de acessos aos sistemas durante o afastamento de colaboradores

A importância do controle de acessos aos sistemas durante  o afastamento de colaboradoresA gestão de identidades e acessos tem como objetivo controlar os acessos aos dados, garantindo segurança, conformidade e agilidade para as empresas.

Há diversos benefícios na implantação dessa gestão, como prevenção a vazamento de dados e ataques cibernéticos, mas vamos focar aqui na importância e benefícios do controle de acesso durante o período de afastamento dos colaboradores. Acompanhe.

O que é uma solução de gestão de identidades e acessos?

O IAM (Identity and Access Management) é uma solução fundamental para gerenciar quem pode, o que pode e por quanto tempo pode acessar as informações de uma empresa.

Dentre os principais elementos que compõem essa solução, destacamos:

  • Governança e administração de identidades;
  • Autenticação centralizada;
  • Provisionamento automático;
  • Portal de autosserviço; e
  • Auditoria automatizada.

Em tempos de transformação digital e da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), soluções como essa se tornam praticamente obrigatórias para atestar a conformidade e garantir a segurança dos dados de uma organização.

A importância do controle de acessos no afastamento de colaboradores?

Diversas situações de afastamento de colaboradores ocorrem no dia a dia da empresa. É muito importante que a empresa tenha controles de acessos aos sistemas definidos nesse ponto para evitar problemas como:

  • Trabalho durante licenças médicas;
  • Interrupção de férias;
  • Mensagens corporativas durante afastamento.

Todas essas situações são passíveis de um problema muito mais sério para a empresa que é o acionamento da justiça. E na maioria dos casos, o colaborador é protegido por esses motivos de afastamento.

Quando nos referimos a acessos, temos uma preocupação importante com a segurança dos dados e prevenção de ataques cibernéticos: o modelo de trabalho home office, que permite conexão remota a sistemas corporativos.

Nessa situação, o controle dos acessos é fundamental para controlar de maneira eficaz o bloqueio aos sistemas dos colabores afastados.

Quais os principais benefícios do controle de acessos nos afastamentos?

Sabemos que quanto maior o número de colaboradores em uma empresa, maior a complexidade do controle, principalmente durante os períodos de afastamentos.

Acompanhe agora os principais benefícios que esse controle entrega.

Maior segurança

Para aumentar o nível de proteção dos dados e também evitar passivos trabalhistas, é recomendado que em casos de férias, licenças e outros motivos de afastamento temporário do vínculo da pessoa com a organização, os acessos das pessoas sejam automaticamente bloqueados na data do afastamento e desbloqueados na data de retorno às atividades.

Conformidade com as determinações legislativas

O controle de acessos garante conformidade com as exigências legais, não só em afastamentos, como também em privacidade e segurança dos dados.

Essa prática contribui para o aumento da segurança das informações e a conformidade das organizações com leis e regulamentações, pois garante automaticamente e de acordo com as informações do próprio sistema de RH da organização, que pessoas afastadas temporariamente de suas funções, seja por qualquer motivo, não consigam acessar e tratar dados da organização durante esse período.

Como o HORACIUS IAM atua em demandas como essa?

O HORACIUS IAM tem controles práticos e objetivos, permitindo que seja configurado para bloquear os acessos de uma pessoa quando detectar que ela está na situação “afastada” no sistema de RH da organização, e da mesma maneira, seja configurado para desbloquear os acessos de uma pessoa quando detectar que ela está na situação “ativa” no sistema de RH, incluindo exceções de acordo com a necessidade de negócio da organização.

Essa prática deve ser implementada com um planejamento detalhado junto aos gestores e com o auxílio de uma comunicação interna muito bem elaborada e de acordo com a cultura da empresa, para que não seja vista como um controle burocrático e impeditivo que possa atrapalhar ou atrasar a eficácia do negócio da organização, e sim, que auxilie na proteção dos dados e conformidade da organização com o objetivo de alavancar o negócio.

Percebeu como essa prática é fundamental para o seu negócio? Neste artigo, você entendeu a importância da relação entre os afastamentos de colaboradores e a gestão de identidades e acessos aos sistemas da empresa.

Para garantir essa funcionalidade implantada no seu ambiente, aproveite a oportunidade e conheça com mais detalhes a nossa solução de gestão de identidade IAM!