Skip to main content

RH e a Gestão de Identidades

By 24 de março de 2020maio 9th, 2022Acessos e SSO, Gestão de Identidade
RH e a Gestão de IdentidadesAlém da análise individual das contas, a empresa precisa atentar-se aos cruzamentos e integrações de sistemas, entre eles o sistema de RH.
Quer saber a importância dessa atividade para o RH? Então leia esse artigo!
O que é Gestão de Identidade e Acessos?

O Identity Access Management (IAM) ou Gestão de Identidade e Acessos consiste em centralizar, automatizar e auditar as permissões de acesso dos colaboradores as informações da empresa. Assim, o seu objetivo é facilitar o controle de contas e a comunicação entre áreas, como a de Recursos Humanos e Segurança da Informação.

Para que serve a Gestão de Identidades?

O objetivo principal dessa solução é garantir que nenhum colaborador tenha acesso a dados, conteúdos e informações confidenciais ou que não sejam de utilidade para seu trabalho. Com isso, é possível diminuir a possibilidade de vazamentos de dados e garantir que os relatórios de acessos e perfis sejam consultados de maneira fácil e rápida, para fins de auditoria.
Portanto, é possível criar privilégios de acesso, autenticação, direito e até mesmo autorizações temporárias com data de expiração automática – uma maneira de evitar que terceiros continuem tendo acessos a certas informações, após término de contrato, por exemplo.

Os Benefícios da Gestão de Identidades

Sobretudo, existem muitos benefícios para a empresa quando implementa uma solução de IAM, entre eles estão:

• Melhora do ROI da área de TI;
• Segurança dos dados;
• Agilidade e automatização na criação de perfis;
• Redução da complexidade de acessos;
• Hierarquizar permissões com prazos definidos;
• Integração facilitada entre áreas;
• Concessão e controle de acessos de terceiros.

A importância para o RH

A Gestão de Acessos é muito útil nos processos de admissão, demissão e também de mudança de cargo dos colaboradores, agilizando procedimentos importantes para o bom andamento do negócio.
Com um sistema de IAM, os processos de comunicação entre a área de Recursos Humanos e a área de TI são agilizados. As informações são repassadas de forma automática. Assim são feitas de forma organizada e ordenada, concedendo e bloqueando acessos para garantir a segurança da informação e a efetividade operacional e estratégica de cada área da organização.
Essa solução garante que você saiba os níveis de acesso de cada colaborador, quem os autoriza, quais dados foram acessados e quando.

Também é possível criar usuários únicos para diversos sistemas. Essa solução é chamada de Single Sign-On (SSO), termo traduzido do Inglês que significa login/acesso único.
Ao centralizar e automatizar o acesso de seus colaboradores em um usuário e senha únicos, a organização agrega benefícios com a otimização do tempo (evitando que seja criado um login para cada sistema) e colabora para a segurança da informação e facilita o processo de auditoria, governança e compliance.

Gostou das soluções apresentadas? Acredita que trará grandes benefícios para sua empresa?
Continue acompanhando nossos conteúdos para saber como sua empresa pode garantir a segurança dos dados, integrações entre áreas e agilidades dos processos.