Skip to main content

Estimativa de ROI para Projetos de Gestão de Identidade

By 25 de julho de 2023dezembro 27th, 2023Acessos e SSO, Gestão de Identidade
Artigo Estimativa de ROI para Projetos de Gestão de Identidade

Muitas corporações mantêm por meses o acesso de ex-funcionários, funcionários de férias, licenças e prestadores de serviços aos seus sistemas internos, causando um grande custo de licenças desnecessárias e expondo a corporação a vulnerabilidades no sistema. Para lidar com esse tipo de problema, evitar vazamento de dados, brechas nos sistemas da empresa e agilizar o processo de concessão de acessos e identidades,  é essencial investir em projetos de Gerenciamento de Identidade e Acesso.

Esse tipo de sistema efetua o monitoramento do ciclo de vida do colaborador e minimiza diversos riscos quanto ao sistema e ao banco de dados. Tais recursos previnem fraudes e prejuízos gigantescos para a empresa.

Para entender mais sobre esse tipo de investimento, organizamos um artigo para explicar como calcular a estimativa do ROI para esse projeto. Continue acompanhando!

Qual é a importância da solução de Gerenciamento de Identidade e Acesso? 

Antes de falar sobre a importância, é fundamental compreender como essa solução funciona de fato.

O IAM (Identity and Access Management) auxilia na proteção e segurança de dados prevenindo ataques, fraudes e bloqueando acessos a usuários não autorizados. Assim se tornando uma solução que controla e rastreia todo o ciclo de vida e  atividades de cada usuário nos sistemas da empresa. Portanto, esse gerenciamento é supervisionado e controlado para que, em caso de falhas, seja possível garantir a proteção de dados da empresa.

Fazer o Gerenciamento de Identidade e Acesso pode ser um grande desafio, porém são diversos os benefícios quando bem executado. Com a intenção de lhe ajudar a compreender melhor qual a importância desse tipo de gerenciamento, apresentamos abaixo algumas vantagens. Siga com a leitura.

Aumento da segurança 

As empresas, independente do porte e segmento, podem apresentar alta rotatividade de colaboradores, sendo que, ao chegar na organização, cada um deles recebe acesso a senhas e informações compartilhadas que utilizam no decorrer de suas atividades profissionais. 

Agora, imagine o que pode acontecer se um ex-funcionário ou funcionário de férias ou até um prestador de serviço mal-intencionado, que não teve seus logins bloqueados, resolver aproveitar a facilidade para prejudicar seu negócio? Tal fato pode gerar grandes prejuízos, vazamento de dados importantes e multas.

Nesse sentido, investir em um sistema de IAM  pode auxiliar a finalizar acessos indevidos e aumentar o nível de segurança da companhia, evitando invasões e vulnerabilidades devido à falta de controle. 

Redução de custos 

Assim como há vulnerabilidades, pode acontecer o aumento de custos por uso de licenças que devem ser encerradas ou repassadas para outros indivíduos.

Por exemplo, suponha que um colaborador tenha solicitado o desligamento e que o mesmo utilizasse acesso a um software específico, o qual gera gastos para utilização. Além disso, imagine que você não tenha o controle de identidade e que, ao alocar outro funcionário, acabe investindo em uma nova licença.

Isso vai gerar capacidade ociosa na organização, aumentando custos de maneira indevida e reduzindo a lucratividade do negócio.

Evitar a desorganização 

Segundo pesquisas realizadas pela SurveyMoney em 2019, um colaborador habitual tem que decorar cerca de 7 logins e senhas para realizar suas atividades. São acessos aos computadores, às redes de dados que precisam para fazer completar tarefas do cotidiano e muitos outros sistemas. 

Agora, imagine a dificuldade e a desorganização que isso pode gerar tanto para o funcionário, quanto para quem controla os acessos. Desse modo, investir em Gerenciamento de Identidades e Acessos pode contribuir para facilitar o dia a dia de trabalho da equipe. 

Além disso, com o uso de uma boa gestão de identidade é possível evitar a falta de controle e níveis inadequados de acessos. E claro, todas essas questões podem influenciar na otimização e produtividade, com aumento da demanda de solicitações para a equipe de TI.

Otimização dos investimentos em tecnologia 

O estudo FutureScape: Latin America IT Industry Predictions 2024, realizado pela IDC Consultoria, prevê que serão gerados US$ 81,2 bilhões em TI em 2024 na América Latina, 11,1% a mais do que em 2023.

As perspectivas para o mercado de TI na região a partir de 2024 são bastante positivas, já que se prevê um crescimento de 5% do setor, acompanhado do fortalecimento de diversas tecnologias.

Como medir o ROI na Gerenciamento de Identidades e Acesso? 

O ROI (Return Over Investment), também conhecido como Retorno Sobre o Investimento, é uma forma de medir o quanto uma determinada aplicação pode trazer benefícios para o seu negócio. 

Portanto, antes de investir em um projeto de Gerenciamento de Identidade e Acessos, vale entender em que medida ele afeta os seus resultados. Assim, é possível determinar se essa aplicação é ou não viável. Veja, a seguir, como chegar a um valor. 

Determine os custos ligados às operações atuais 

Ao conhecer quais os custos envolvidos no provisionamento de usuários e no registro da equipe, além da concessão de licenças de uso, é possível estabelecer o custo total da operação. Uma maneira fácil de chegar a esse valor é por meio da resposta de algumas perguntas: 

  • Qual o número mensal de criação e revogação de usuários? 
  • Quantos são os chamados referentes ao reset de senha? 
  • Qual o tempo médio que é gasto para atender aos chamados anteriores?

Estabeleça os custos para o treinamento do time 

Atualmente, qualquer projeto que vise a migração para a nuvem exige conhecimentos em AWS, AZURE, Office 365, por exemplo. Desse modo, as empresas que não dispõe de uma equipe altamente qualificada certamente terão dificuldades nessa etapa.

Portanto, é importante contar com uma tecnologia de provisionamento de usuários que permita a administração de recursos de modo que os especialistas fiquem disponíveis para outras tarefas. Logo, é importante entender o quanto a preparação do time poderia custar para estabelecer todas as despesas no cálculo do ROI. 

Liste as despesas associadas aos relatórios e auditorias 

Para entender se vale a pena investir em ferramentas automatizadas, é importante definir quais os custos que sua empresa enfrenta ao não contar com elas. Esse é o caso dos relatórios e auditorias que demandam uma equipe altamente competente e comprometida para executar as mesmas atividades que seriam feitas de maneira ágil por meio de algumas ferramentas de automação. 

Além desses custos, também é importante estimar as despesas financeiras em caso de violação dos dados, além de considerar o ganho de produtividade dos colaboradores. Assim, caso os valores que representam os custos da implementação sejam menores que todas as despesas listadas anteriormente, temos um ROI positivo e, portanto, vale a pena seguir com esse projeto.

Por que o uso de Gerenciamento de Identidade e Acesso é a solução ideal? 

Um projeto de Gerenciamento de Identidades e Acessos (IAM) auxilia a empresa a obter aumento de segurança, melhora na produtividade e redução de custos. Além disso, você pode optar por combinar o uso de soluções IAM e PAM, ou seja, ao coligar o Gerenciamento de Acesso Privilegiado (PAM) ao seu projeto, você terá outra camada de segurança que permite a categorização dos usuários conforme o nível de acesso.

Para entender mais sobre Gerenciamento de Acessos Privilegiados, clique aqui para ler esse outro artigo.

Por fim, para que tudo isso aconteça de forma eficiente, é importante encontrar um bom software que ajude a melhorar o gerenciamento de níveis de acesso e entregue toda a segurança que precisa. Nesse sentido, o sistema HORACIUS IAM da E-TRUST é uma plataforma integrada para total controle de acessos, Single Sign-On, Governança e Provisionamento com fluxos automatizados e tudo o que sua empresa precisa.

Você já se deu conta do quanto tempo e dinheiro é gasto para administrar acessos na sua empresa? Além disso, gerenciar contas, logins, hierarquização de acessibilidades e outras ações influenciam bastante no dia a dia de sua organização, bem como em seus orçamentos. 

Gostou do nosso post? Quer saber como estimular o ROI de um projeto de Gestão de Identidade na prática? Então baixe agora mesmo o nosso e-book e tenha acesso exclusivo a Calculadora de Economia que vai facilitar suas contas!