Skip to main content

Como colocar em prática o orçamento de proteção de dados?

By 20 de janeiro de 2023junho 14th, 2023Gestão de Identidade, Segurança da Informação

Artigo Como colocar em prática o orçamento de proteção de dados?

Começo de ano as empresas se preparam para colocar em prática o planejamento dos próximos meses, começando um novo ciclo da forma mais otimizada. Nesse contexto, planejar o orçamento para segurança da informação pode ser um desafio enfrentado por muitos gestores.

Apesar de ser um processo fundamental para todos os negócios, estimar quanto se deve gastar com a proteção de dados nem sempre é uma tarefa fácil. Além disso, os valores disponibilizados para o departamento de TI dependem do orçamento de diversos outros setores de uma empresa, como RH, Marketing e Vendas.

Sendo assim, o que fazer para garantir um orçamento para segurança da informação adequado? Neste post, confira algumas dicas importantes!

Por que incluir a segurança da informação no seu orçamento?

É preciso saber que os investimentos em segurança da informação são fundamentais para a sobrevivência de um negócio. Afinal, um ataque cibernético pode ser fatal para qualquer tipo de empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Isso porque, em 2018, foi aprovada a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), também conhecida como Lei nº 13.709/18. Nela, é prevista sanções, como multas de até 50 milhões de reais por infrações, como vazamento de dados sensíveis dos usuários.

Sem mencionar que a perda de informações pode inviabilizar diversos processos internos, afetar a reputação de uma empresa e provocar prejuízos financeiros drásticos.

Vale destacar que, no Brasil, o risco de ataques cibernéticos aumentou 94% em um ano. Só nos primeiros 6 meses de 2022, foram contabilizadas cerca de 31,5 bilhões de tentativas de crimes digitais direcionados às empresas.

Tendo em vista que um negócio armazena dados sensíveis dos clientes, da própria empresa e de fornecedores, garantir a segurança da informação é fundamental. Para isso, é necessário reservar uma parte do orçamento anual para esse segmento na empresa.

Como calcular o percentual destinado à segurança da informação?

É difícil estimar o valor ideal para investir em segurança da informação para todas as empresas. Afinal, cada negócio apresenta as suas próprias particularidades e demandas. No entanto, é possível estipular um percentual com base em dados.

De acordo com um relatório realizado pela empresa Deloitte Insights, intitulado Pursuing Cybersecurity Maturity at Financial Institutions, o orçamento ideal para a segurança da informação é de 10% a 15% do montante destinado aos investimentos em Tecnologia da Informação da empresa.

Com base nesse valor, é possível contratar soluções que ajudam a reforçar a proteção contra invasões dos sistemas por pessoas não autorizadas, vazamento de dados, falhas no backup e demais problemas de cibersegurança.

Como tornar o investimento mais eficaz?

Junto a isso, adotar medidas de proteção digital ajuda a valorizar os orçamentos destinados à segurança da informação. Um exemplo disso é a atenção para não cair em golpes e tentativas de phishing, no qual os hackers tentam coagir uma pessoa a entregar informações pessoais.

A educação digital dos colaboradores da empresa é um passo importante para tornar o investimento em segurança da informação mais eficaz. Treinamentos e capacitações auxiliam a entender os riscos e a prevenir brechas para os ataques cibernéticos.

Além disso, contar com soluções de uma empresa especializada em cibersegurança faz toda a diferença. Dessa forma, é possível contar com uma parceira de confiança e receber todo o suporte necessário.

Como visto, o orçamento para segurança da informação é uma parte importante do planejamento da empresa. Por esse motivo, nada melhor do que conhecer ótimas soluções para reforçar a proteção do seu negócio.

Gostou? Então, saiba mais sobre como promover a segurança interna de uma empresa, baixe o nosso e-book como fazer a estimativa do ROI para projetos de gestão de identidade!

 Se você quer ter acesso a conteúdos exclusivos no seu e-mail, aproveite para assinar a nossa newsletter!