Skip to main content

Single Sign-On: quais são os benefícios e por que você deve usar

By 25 de julho de 2023janeiro 15th, 2024Acessos e SSO, Gestão de Identidade

Single Sign-On: quais são os benefícios e por que você deve usarJá pensou em transformar os inúmeros logins e senhas em uma atividade simples e rápida? Quando grandes empresas começam a implementar diversos sistemas e aplicativos, dezenas de logins, como usuários e senhas, são criados.

A situação vira uma grande bagunça quando usuários precisam criar e memorizar senhas aos recursos que desejam usar, enquanto os administradores precisam cadastrar e gerenciar permissões de acesso em diferentes sistemas sem integração.

Ao invés de lidar com tantas preocupações de logins e colocar em risco a segurança digital de sua empresa, não seria melhor se atentar a apenas um login por usuário?

É isso o que a nossa solução Cloud Single Sign-On (SSO) oferece!

O que é o Single Sign-On (SSO)?

Definimos nosso recurso como um ponto único de autenticação, que permite que um usuário faça apenas um login e acesse diversos aplicativos

O sistema da E-TRUST autentica o usuário final para todos os logins, mas permite o acesso apenas em aplicativos em que ele recebeu direitos de entrada. Ou seja, garantimos sempre a proteção de seus dados digitais por meio de ferramentais de gerenciamento de identidade!

Você pode conhecer mais sobre o Single Sign-On lendo esse outro artigo!

Benefícios do Single Sign-On da E-TRUST

O Single Sign-On oferece uma maneira simplificada e segura de gerenciar o acesso dos usuários a vários sistemas. Aqui estão alguns dos benefícios que você pode esperar ao implementar nossa solução de SSO:

1. Aumento da eficiência e melhora da produtividade

Em grandes empresas, quando se aplicam políticas estritas de senhas, uma tarefa simples pode se transformar em processos longos e demandar maior tempo. Sem dúvida, lembrar de uma única senha dará aos colaboradores a oportunidade de alocar seu tempo em assuntos mais importantes.

2. Redução de custos com help-desk

Armazenar diversas senhas pode ser um grande problema, principalmente com a necessidade de criação de novos passaportes desnecessários e o constante auxílio do help-desk. Ao implantar nosso SSO, seus custos com este serviço de ajuda cairão significantemente.

3. Melhora a adaptação e acesso de usuários

Com o Single Sign-On, as empresas podem implementar um gerenciamento único de autenticação e autorização de diversos acessos instantâneos, ou seja, na mesma hora em que é solicitado. Além disso, pode permitir o acesso apenas a determinado local do sistema, conforme permissão do colaborador.

4. Segurança digital e controle

Grande parte das violações de segurança derivam de credenciais privilegiadas. Com uma única autenticação é possível ter maior controle de acessos e garantir a proteção de dados. Afinal, os pedidos de liberação são verificados e é possível monitorar contas de usuários por meio do SSO.

O SSO DA E-TRUST

O usuário do SSO da E-TRUST realiza todo o gerenciamento de senhas, direitos de acesso e relatórios de solicitação, por meio de um portal totalmente personalizável. 

Além de ser um serviço de acesso de localização a aplicativos da web, seja local ou na nuvem. Tudo pronto para garantir sua segurança on-line!

Leia também: