Skip to main content

Quais as diferenças entre Single Sign-On (SSO) e Federação de Identidades?

By 2 de março de 2023janeiro 30th, 2024Acessos e SSO

Artigo Quais as diferenças entre Single Sign-On (SSO) e Federação de Identidades?

A Gestão de Identidades e Acessos (GIA ou IAM) é uma parte essencial do mundo digital de hoje. Com tantos aplicativos e serviços on-line, os usuários precisam se lembrar de várias credenciais de login, o que pode ser confuso e demorado. É aí que entram as tecnologias de IAM, como o Single Sign-On (SSO) e a Federação de Identidades. 

Neste artigo, vamos explorar as diferenças entre SSO e Federação de Identidades, além dos benefícios de cada um.

As diferenças entre Single Sign-On e Federação de Identidades

O Single Sign-On é uma solução de gerenciamento de identidade que permite que um usuário faça login em uma rede ou aplicativo e, em seguida, seja automaticamente autenticado em outros aplicativos ou serviços conectados à mesma rede, sem precisar inserir credenciais adicionais. O procedimento acontece a partir de um token de segurança, que autentica o usuário em todos os aplicativos e serviços conectados ao sistema de SSO. Para implementar o SSO geralmente usa-se protocolos de autenticação como SAML, OAuth, OpenID Connect (OIDC) e JWT.

Por outro lado, a Federação de Identidades é um modelo de autenticação e autorização que permite que usuários de diferentes organizações e sistemas acessem serviços em outras organizações ou sistemas, sem precisar criar contas de usuário separadas em cada serviço. Geralmente, implementamos a Federação de Identidades usando um protocolo de segurança como o SAML ou o WS-Federation.

Embora o SSO e a Federação de Identidades sejam semelhantes em muitos aspectos, há algumas diferenças importantes. O SSO é usado principalmente para permitir o acesso fácil a vários aplicativos em uma única organização. Por outro lado, a Federação de Identidades permite ao usuário o acesso fácil a aplicativos entre diferentes organizações. Além disso, o SSO é mais comumente usado para autenticação, enquanto a Federação de Identidades é usada principalmente para autorização.

Benefícios do Single Sign-On

O Single Sign-On oferece muitos benefícios para usuários e organizações. Para usuários, isso simplifica a experiência de login, eliminando a necessidade de inserir credenciais separadas para cada aplicativo. Isso economiza tempo e reduz a frustração do usuário. Além disso, o SSO aumenta a segurança, pois o usuário só precisa inserir suas credenciais uma vez. Reduzindo assim, o risco de esquecer ou compartilhar inadvertidamente suas credenciais de login.

Para as organizações, o SSO reduz os custos de suporte técnico, pois os usuários precisam de menos ajuda para acessar seus aplicativos. Além disso, o SSO ajuda a aumentar a segurança, pois armazena centralmente as credencias de login do usuário e as protege por medidas de segurança robustas.

Podemos resumir os benefícios do SSO em:

  1. Maior segurança: SSO melhora a segurança ao reduzir a necessidade de criar senhas diferentes para cada aplicativo, ao armazenar essas senhas de forma segura e a obrigar o uso de senha de acordo com as regras da organização;
  2. Melhora a experiência do usuário: Com o SSO, os usuários não precisam inserir suas credenciais de login repetidamente em vários aplicativos, tornando a experiência do usuário muito mais fluida e agradável;
  3. Maior eficiência: Com o SSO, os usuários podem acessar facilmente vários aplicativos, sem perda de tempo e frustrações com senhas esquecidas, o que aumenta a eficiência e a produtividade.

Benefícios da Federação de Identidades

A Federação de Identidades também oferece muitos benefícios para usuários e organizações. Para os usuários, a Federação de Identidades elimina a necessidade de criar contas separadas em cada serviço que desejam acessar. Isso simplifica a experiência do usuário e torna mais fácil o acesso a serviços em outras organizações.

Para as organizações, a Federação de Identidades ajuda a aumentar a segurança, pois elimina a necessidade de criar e armazenar contas de usuário em cada uma das organizações. Além disso, normalmente cada organização administra os contratos de trabalhos e de prestação de serviços. Quando um contrato de trabalho termina, a Federação de Identidades cancela automaticamente todos os acessos daquele usuário em todas as organizações.

Podemos resumir os benefícios da Federação de Identidades em:

  1. Aumenta a acessibilidade: Com a Federação de Identidades, os usuários podem acessar aplicativos em diferentes organizações ou sistemas sem precisar criar várias contas de usuário.
  2. Reduz custos: A Federação de Identidades reduz custos de gerenciamento de identidade, pois as organizações não precisam criar várias contas de usuário em cada aplicativo.
  3. Aumenta a segurança: Usando a Federação de Identidades, ao cancelar uma conta de usuário em uma organização, imediatamente todos os acessos às outras organizações ficam indisponíveis.
  4. Melhora a experiência do usuário: Com a Federação de Identidades, os usuários podem acessar facilmente diferentes aplicativos em diferentes organizações, tornando a experiência do usuário mais suave.

Agora que você entendeu os diferenciais e benefícios do SSO, conheça a nossa solução, o E-TRUST Cloud Single Sign-on (CSSO), que suporta Federação de Identidades e é provido como um serviço em nuvem na modalidade Saas para que sua empresa tenha o máximo de segurança com a melhor experiência dos usuários (UX).

Grandes empresa já usam o CSSO para autenticar parceiros de negócio, como revendedores, associados, franqueados e consumidores finais. Ele possibilita inclusive, a autenticação segura sem uso de senha (passwordless).

Conheça o CSSO da E-TRUST e o nosso aplicativo matasenha e veja como simplificar a vida dos seus usuários com total segurança.

Continue acompanhando nossos conteúdos e eventos: