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Prevenção de Ciberataques em Sistemas com Acesso Remoto

By 29 de setembro de 2021dezembro 8th, 2021LGPD, Segurança da Informação

Uma coisa é fato: a pandemia revolucionou a jornada de trabalho presencial padrão. Com a necessidade de isolamento social, empresas de todos os segmentos e de todos os portes aderiram à modalidade de trabalho remoto do dia para a noite. E mais: muitas delas não pretendem voltar a ter uma estrutura física robusta.

Com o modelo de trabalho híbrido ou remoto, os gestores de TI se deparam com vários desafios e, um dos principais, é a segurança digital.

De acordo com estudo da Kaspersky, somente no primeiro trimestre de 2020 os ciberataques com sequestro de dados de computadores no Brasil cresceram mais de 350%.

O número soa como um alerta, destacando a importância da adoção de soluções capazes de reforçar a segurança de acessos e informações, inclusive para equipes remotas.

Neste artigo, destacamos três ferramentas que podem ajudar você a organizar a gestão dos recursos de TI, de maneira muito mais precisa, assertiva e estratégica. Confira!

Por que Pensar em Soluções de Gestão de TI?

Ter a visibilidade de todos os processos de TI e saber exatamente como os recursos têm sido consumidos e gerenciados é fundamental.

Neste contexto, as soluções são essenciais porque proporcionam não apenas a segurança dos dados, mas também agilidade nos processos de negócios.

Isso é possível porque as ferramentas simplificam o dia a dia dos colaboradores, garantindo mais produtividade e melhorando a qualidade das entregas. Logo, a satisfação dos clientes também aumenta.

De outro modo, as soluções de TI também são importantes porque atendem aos requisitos previstos, garantindo conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados e uma base de informações sólida e validada para auditorias.

Além da segurança e agilidade, o controle de produtividade e desempenho é outro fator importante. Na prática, as soluções permitem definir o período de acesso dos colaboradores remotos, inclusive, limitando o horário para acessar a máquina de trabalho.

Gestão de Identidades e Acessos – IAM

Para gerenciar acessos a níveis apropriados e garantir agilidade dos processos de negócio, usar uma ferramenta de gerenciamento dos direitos de acesso aos sistemas é o ideal.

Na prática, uma plataforma para Gestão de Identidades e Acessos (IAM) é usada visando, acima de tudo, a segurança de todos os acessos, aplicações e dados. Dessa maneira, é possível reduzir custos e riscos, aumentando a produtividade de toda a empresa.

Como líder em gestão de acessos, a E-TRUST oferece uma ferramenta completa para o mercado, em conformidade com as diretrizes da ISO 27001. Assim, você garante que todos os usuários em sua organização tenham apenas os níveis apropriados de acessos, aplicações, dados e transações.

Single Sign-On (SSO)

Quer simplificar os processos e ter acesso à gestão de todos os usuários em um único Portal de Autenticação com segurança e sem complicações? Isso é possível usando a solução Single Sign-On (SSO) da E-TRUST.

Com a ferramenta, você transforma os inúmeros logins e senhas de acesso aos diversos sistemas em uma atividade simples e rápida no desktop, celular ou em outros dispositivos.

Essa é uma solução completa e escalável com inúmeros benefícios. Com o Portal Single Sign-On (SSO) E-TRUST, a gestão de TI passa a obter:

● Controle de acesso centralizado com uma senha única para os seus colaboradores ou clientes;
● Automatização da concessão e revogação de direitos de usuários;
● Relatórios e evidências para auditorias.

A ferramenta permite implementar dois tipos de acesso:

1. Gerenciamento único de autenticação e autorização de todos os acessos instantâneos, ou seja, na mesma hora em que é solicitado.
2. Acesso habilitado apenas a determinado local do sistema, conforme a permissão do colaborador.

Todos esses recursos são escaláveis. De tal modo, à medida que a sua empresa necessita de novas funcionalidades, elas já estão disponíveis para atender o seu crescimento com excelente custo x benefício.

Automatização do Reset ou Desbloqueio de Senha

Se o seu time de suporte costuma perder horas a fio com chamadas de help desk para troca de senha, este recurso é perfeito para sua empresa.
Com o Portal para troca de senhas da E-TRUST você consegue manter o foco em seus negócios sem se preocupar com a dor de cabeça causada pela dificuldade da troca da senha.

Na prática, todo o gerenciamento de senhas, direitos de acesso e relatórios é realizado pelo usuário por meio de um portal totalmente personalizável.

Assim, o gestor de TI garante aumento da produtividade do seu time e redução de custos com a estrutura de help-desk e chamados para a troca ou reset de senha.

A funcionalidade de automação do reset ou desbloqueio de senha é simples, fácil e intuitiva e mantém todos os colaboradores concentrados nas suas atividades. Os recursos disponíveis com a tecnologia e as soluções da E-TRUST auxiliam os usuários para que eles consigam resolver ações simples, como a troca de senha, onde quer que estejam, de forma rápida, sem complicação e burocracia.

Na realidade de gestão do trabalho remoto, a E-TRUST pode ajudar você a fortalecer o gerenciamento dos recursos de TI, descomplicando processos e potencializando o nível de segurança da infraestrutura corporativa.

Quer saber mais sobre a nossa contribuição para o seu negócio? Continue acompanhando o blog!