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Gestão de Direitos, o Sistema Imunológico da Transformação Digital

By 7 de novembro de 2018março 2nd, 2023Gestão de Identidade

 

Artigo Gestão de Direitos, o Sistema Imunológico da Transformação Digital

Eu, como muitos de vocês, profissionais da área de TI, para me manter atualizado, tenho visto apresentações em eventos da área, assistido sessões de Webinar, meetups, e tenho visto que o assunto transformação digital está sempre presente. As vezes como tema central, outras como ferramenta para materializar um projeto. O fio condutor entre os eventos são as pessoas e o seu acesso às informações. Seja para atender melhor um cliente, fornecer um produto personalizado ou para reduzir custos no processo de produção e entrega.

Me chamou a atenção que, embora mencionada como um pilar vital para o processo, a gestão de direitos de acesso, muitas vezes, passa quase desapercebida. Mas não se deixe enganar por sua quase invisibilidade, os especialistas são categóricos: um projeto de transformação digital que não contemple a gestão de direitos, não é viável a longo prazo. Algo como um ser vivo sem um Sistema Imunológico.

Na verdade, quando se estuda projetos de transformação digital que tiveram sucesso, claramente identificamos a vertical de gestão de Identidades e Acessos, da mesma forma que o sistema imunológico, silenciosamente protegendo o que há de mais valor em sua organização.

A gestão de Identidades tem o poder de, quando corretamente implantada, atuar tanto no nível operacional quanto no estratégico. No nível operacional, automatizando tarefas e agilizando o atendimento aos clientes, reduzindo custo, erros e retrabalho. Já no nível estratégico, garante que a organização esteja alinhada com as boas práticas, ou seja, apta a fazer negócios sem se ariscar a vazamentos de informações que podem até gerar multas, como no caso de descumprimento da nova Lei de Proteção de Dados (LGPD).

Veja aqui: o que é a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

Na prática, quando os projetos piloto de transformação digital se preparam para efetivamente ganhar espaço no portfólio da empresa, é vital saber como responder as questões:

  • Quem tem acesso as informações?
  • Quem autorizou o acesso?
  • Quais sistemas tratam informações de quais pessoas? 
  • E, claro, como você gerencia tudo isso?

A transformação digital é uma evolução necessária, mas é preciso estar atento que ao simplificar o processo de produção e entrega, sob o ponto de vista do cliente, geramos uma demanda considerável por recursos de tecnologia. Para gerir de forma segura estes recursos, na linha de frente está a Gestão de Identidades e Acesso (GIA).

Sem isso, sua empresa estará correndo riscos desnecessários, que podem variar de multas até a inviabilidade do seu negócio. Projetos de Transformação Digital aumentam muito a exposição da empresa junto ao público consumidor e pesquisas mostram que mais de 50% dos consumidores pretendem desistir de fazer negócios com empresas que vazem seus dados pessoais.

Lembre-se sempre: não é possível ter sucesso no mundo digital sem a garantia que os direitos de acesso são corretamente gerenciados.

Para saber mais, veja assista a apresentação de Carlos Oliveira, no IAM SUMMIT:  Gestão de Identidades para Transformação Digaital