Skip to main content

Criando Dashboards No HORACIUS Com PowerBI

By 25 de julho de 2017janeiro 24th, 2024Sem categoria

Artigo Criando Dashboards No HORACIUS Com PowerBI

 

Neste artigo, mostraremos como criar dashboards com indicadores relevantes, usando o PowerBI conectado com a base de dados do HORACIUS IAM. Além disso, deixo um link para um arquivo que você pode importar no PowerBI e já ter o mapeamento necessário para os indicadores mostrados aqui e mais alguns.

Vamos criar os seguintes indicadores de risco:

  • Pessoas com maior quantidade de perfis de acesso: para termos uma visão de risco sobre quais pessoas possuem mais direitos de acesso em todos os nossos sistemas;
  • Pessoas com acessos na maior quantidade de ativos/sistemas: para termos uma visão de risco e identificar acessos que podem ser desnecessários.

E também os seguintes indicadores de produtividade e retorno de investimento (ROI):

  • Tarefas automatizadas: quantidade de tarefas que foram executadas automaticamente pelo HORACIUS IAM e que teriam que ser executadas manualmente caso o sistema não estivesse implantado.

O resultado final vai ficar parecido com este aqui:

Então vamos lá!

1) Baixe o PowerBI Desktop

O PowerBI está disponível para download em https://powerbi.microsoft.com/en-us/downloads/, escolha o PowerBI Desktop e instale conforme as instruções.

2) Baixe o driver MySQL/ODBC para o Windows

Para conectar com o banco de dados do HORACIUS IAM, é necessário instalar também o driver MySQL, que está disponivel em https://dev.mysql.com/downloads/connector/net/.

3) Crie um usuário somente leitura para o PowerBI

Após, recomendo criar um usuário somente leitura no banco de dados do HORACIUS para coletar os dados (use uma senha diferente do exemplo abaixo).

Os seguinte comandos SQL criam um usuário chamado powerbi com essas características. Para executá-los, você pode usar o MySQL Workbench ou qualquer outra ferramenta SQL ou MySQL, incluindo a interface de linha de comando.

CREATE USER powerbi IDENTIFIED BY 'ueyfgrt463dht';
GRANT SELECT ON horacius.* TO powerbi;

4) Baixe o arquivo de mapeamento de dados

Baixe o arquivo de mapeamento de dados do HORACIUS IAM v8.9 e superiores para o PowerBI  clicando aqui.
Clique duas vezes no arquivo para abri-lo ou abra a partir do PowerBI.

No PowerBI  você terá uma tela como a abaixo:

Neste arquivo de exemplo, já estão configurados os indicadores mencionados acima e mais alguns. Observe que há 3 páginas de dashboard:

  • Page1: contém indicadores de status e de risco
  • Page2: contém indicadores de automação
  • Page3: contém indicadore de ROI, com horas de trabalho que foram automatizadas

5) Conecte o PowerBI ao banco de dados

O útimo passo é conectar o PowerBI com o banco de dados do seu sistema HORACIUS e atualizar os indicadores.

Antes de configurar o acesso no PowerBI, é necessário verificar se o banco de dados está configurado para aceitar conexões via rede. Caso seja necessário fazer essa configuração, isso terá que ser feito pelo administrador do banco de dados, conforme abaixo:

Edite o arquivo /etc/my.cnf.d/mariadb-server.cnf, localize a seguinte linha:
bind-address = 0.0.0.0

Substitua 0.0.0.0 pelo número IP da interface de rede do servidor, salve o arquivo e reinicie o banco de dados com o comando:
systemctl restart mysql

Agora, para acessar o banco a partir do PowerBI, clique em Transform data / Data source settings para abrir a janela de configuração da base de dados.

Selecione a base horacius que está listada e clique em Change Source.No campo Server, digite o nome ou endereço IP do seu servidor HORACIUS e clique em OK.

6) Atualize os dashboards

Agora, clique em Refresh para atualizar os indicadores dos dashboards e entre com a senha que foi configurada para o usuário PowerBI, na aba Database (não use a aba Windows).

Aguarde as consultas serem executadas (pode levar alguns minutos se a base de dados for grande) e veja os indicadores atualizados ao final das consultas, numa tela parecida com a primeira tela deste artigo.

Agora você poderá usar o mapeamento das tabelas de dados do HORACIUS IAM para as consultas do PowerBI que está nesse arquivo para criar outros indicadores que sejam relevantes pra você. Se precisar de ajuda, entre em contato com nossa equipe de suporte.