Skip to main content

Google anuncia atualizações no Brasil para se adequar à LGPD

By 19 de agosto de 2020maio 9th, 2022LGPD

Google anuncia atualizações no Brasil para se adequar à LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados, LGPD, é uma nova lei que garante a privacidade das informações pessoais das pessoas. Saiba mais sobre o assunto clicando aqui.

Antes da LGPD não havia uma regulamentação que definia o que as empresas poderiam captar de dados das pessoas. Também não havia uma definição de como e, se poderiam ser utilizadas essas informações.

Seguindo as exigências da nova lei, o Google anunciou que está atualizando as suas políticas de privacidade. A empresa fala que os usuários não terão que fazer modificações em seus sistemas. “Os termos da LGPD serão incorporados aos termos de proteção de dados existentes, então não será preciso aceitá-los se os termos atuais já fizerem parte do seu contrato.” E que a partir de agora, novas contas do Google estarão configuradas para apagar automaticamente a cada 18 meses, dados como histórico de localização, comandos de voz e busca.

O status do Google como controlador ou processador em cada produto será o mesmo nos termos da LGPD e da GDPR (Regulamento geral de proteção de dados). Sendo um dos mais afetados os anunciantes, pelos novos adendos na política dos usuários do Google Ads (plataforma de criação de anúncios do Google). As atualizações compreendem apenas os provedores de tecnologias que possuem Políticas de Privacidade ativas.

Somente os provedores de tecnologia de anúncio (ATPs, na sigla em inglês) que enviarem links das respectivas Políticas de Privacidade e concordarem em obedecer às políticas de uso de dados do Google poderão veicular e avaliar anúncios no Brasil. Antes de a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrar em vigor, publicaremos a lista desses ATPs para o Ad Manager, o Google AdSense e a AdMob, além dos links para as Políticas de Privacidade relacionadas, que poderão ser compartilhados com seus usuários.”
– Comunicado de imprensa da Google

O Google lembra que o Brasil não é o primeiro país a exigir normativas para o uso de dados. A empresa fala que, dependendo das leis de cada país, a companhia adapta a sua política, seguindo todas as exigências. O mesmo irá acontecer com os usuários brasileiros.

Saiba mais sobre a nova política de privacidade do Google:

https://privacy.google.com/businesses/lgpdtermsupdates/

https://policies.google.com/privacy?hl=en

Leia também:
Saiba mais sobre os seus direitos conforme a LGPD. Baixe nosso ebook.
Saiba quem é o Encarregado pelo Dados, conforme a LGPD.