Skip to main content

Como gerenciar identidade e acessos no SAP?

By 31 de outubro de 2017janeiro 24th, 2024Gestão de Identidade
Como gerenciar identidade e acessos no SAP?
Mais de 50% das empresas que utilizam o SAP têm contas de ex-funcionários ativas e com acesso permitido

Um dos grandes problemas que as empresas enfrentam atualmente é risco de um ataque hacker.

Ou seja, um grupo de usuários muito antenado em tecnologia, que buscam encontrar falhas ou “portas abertas”, que possibilitem acesso a informações e sistemas críticos para a organização.

Em nosso artigo de CyberSecurity explicamos como são essas ameaças e a defesa que temos que implantar nas empresas. Mas o que isto está relacionado ao SAP?

Bom, por incrível que pareça, diversos sistemas corporativos ainda continuam com contas (e suas senhas válidas) de funcionários, mesmo depois de passados vários meses de seu desligamento da empresa.

Um consultor nos relatou que voltou em uma empresa 6 meses depois de sua demissão e a conta dele ainda continuava ativa no sistema SAP!

Pense no risco que a sua empresa está correndo, pois, essas contas são muito visadas por hackers e fraudadores para furto de informações, dinheiro e materiais.

Acredite, esse tipo de situação é mais comum do que pensamos, são cerca de 16% os funcionários que possuem acesso total aos sistemas de todos os seus empregadores anteriores, de acordo com o estudo Help Net Security.

Uma pesquisa feita pela Cyber-Ark Software aponta que mais da metade dos trabalhadores do setor financeiro em Nova York, Londres e Amsterdã disseram que já baixaram dados corporativos e que planejam utilizá-los em seus próximos trabalhos.

Além disso, 71% de todos os entrevistados disseram que necessariamente levariam dados corporativos com eles se fossem confrontados com a perspectiva de demissão em futuro próximo.

Claro que no Brasil é diferente, não é mesmo? Um brasileiro jamais faria isto.

Ironias a parte, como fazer para proteger a empresa deste tipo de ataque?

Com tudo isto acontecendo, fica claro que é necessário implantar um sistema de proteção eficiente e eficaz, em especial se tratando se sistemas críticos como o SAP.

Para implantar estas proteções é preciso um parceiro com experiência e capacitação técnica.

Dito isto, vamos falar um pouco sobre os benefícios de um sistema de gestão de identidades, como o HORACIUS IAM da E-TRUST.

Através de um conector nativo com SAP, a plataforma HORACIUS IAM cria, habilita, desabilita e remove contas e direitos de acesso automaticamente conforme novos funcionários são admitidos e contratos de trabalho são encerrados.

A área de Recursos Humanos e TI são protagonistas da implantação e ao mesmo tempo beneficiários da solução, pois a automatização dos processos minimiza erro e reduz riscos trabalhistas.

A automatização do processo de gestão de identidades, é muito mais do que proteger a identidade e acesso no sistema SAP.

A solução ajuda as empresas a construírem relações digitais com os seus colaboradores e clientes ao mesmo tempo que os clientes mantêm o controle total dos direitos de acesso.

Faça como Magazine Luiza, CCR, AES Eletropaulo, Buscapé, Netshoes, Banco Topázio, Lojas Paquetá e muitas outras empresas que estão gerenciando contas de usuários, acessos e licenças com o mais avançado sistema de gestão de identidades do Brasil.

Fale com o nosso time de especialistas e saiba como o HORACIUS IAM pode elevar a segurança da sua empresa!