Skip to main content

Por que adotar a Gestão de Identidades e Acessos na sua empresa?

By 31 de maio de 2021dezembro 8th, 2021Gestão de Identidade

Artigo: Por que adotar a Gestão de Identidades e Acessos na sua empresa?

A transformação digital oferece diversos prós e contras, e entre eles está o aumento de ameaças e ataques hackers. Com além de sistemas cada vez mais integrados entre si, a gestão de identidades de acessos torna-se necessária para garantir a proteção de dados de uma empresa.

As organizações possuem diversos dados e informações que não podem ser vazados, seja por um ataque hacker ou por erro humano (falha interna de funcionário). Então, garantir a segurança dos ativos corporativos e pessoais, é uma ação estratégica essencial e que deve estar refletida na cultura da organização, garantindo que todos participem da construção e manutenção dessa proteção de dados.  

Neste artigo você saberá como uma solução de gestão de identidades e acessos pode trazer inúmeros benefícios para a sua empresa, confira!

Gestão de Identidades e Acessos ou IAM

IAM, sigla para Identity and Access Management ou Gestão de Identidades e Acessos, quem em termos mais técnicos, é uma forma de gerenciar um determinado conjunto de identidades digitais dos usuários e os privilégios associados a cada identidade.

O IAM ajuda a prevenir ataques baseados em identidade e violações de dados provenientes de um aumento de privilégios de acessos, ou seja, quando um usuário não acessa uma informação a que não estava no seu nível de autorização de acesso.

O que é gerenciamento de acesso?

Gerenciar os acessos significa quais dados um usuário poderá ver e quais as ações executará após o login. Mas, o simples fato de que a identidade de um usuário seja verificada não significa que ele será capaz de acessar qualquer sistema ou informação. Por exemplo, um funcionário de um cargo, com certos níveis de acessos dentro de uma empresa só poderá acessar informações referentes aquele nível, que são pré- definidas por seu superior, RH ou departamento de segurança da informação.

Gerenciamento de acesso é o processo de controlar e rastrear o acesso. Cada usuário dentro de um sistema terá privilégios diferentes, com base em suas necessidades individuais do cargo/ área.

A governança e administração de identidades

O modelo de governança deve ser o primeiro passo para a criação de uma estratégia de gestão de identidades, pois é por meio dela que será definido como as permissões serão geridas e organizadas.

Entre os pontos necessários para determinar a governança de todo o sistema, estão:

  • Criação de um inventário de perfis para acesso e inventário de identidades;

  • Definição de papéis, responsabilidades e fluxos de acesso;
  • Categorização de todas as identidades;
  • Definição de aprovadores para novas identidades e acessos.

Os principais benefícios da Gestão de identidades e acessos

  • Redução na complexidade de acesso;

  • Melhoria na segurança da informação;

  • Hierarquizar permissões com prazos definidos;

  • Automatização das permissões de conta;

  • Possibilidade de monitorar acessos, inclusive de equipes remotas.

IAM é o que toda empresa precisa

Os sistemas de IAM geralmente oferecem proteção por meio de diferentes sistemas de autenticação, como: logon único, multifator e gestão de acesso, somados a um processo de governança de dados, que não permite que eles sejam. Para que este gerenciamento seja eficiente, ele deve ser supervisionado e controlado, motivo pelo qual seus serviços de diretório são centralizados.

Adaptar o acesso à identidade digital estabelecida para o usuário de maneira flexível permite que os administradores consigam acompanhar os processos e, em caso de falhas na segurança, identifiquem onde e como surgiu. Além de obter relatórios de forma mais ágil e práticas, auxiliando nos processo de auditorias e conformidades com leis de proteção de dados.

Conhecendo as informações e benefícios de um sistema de IAM, você deve ter percebido o quão interessante possa ser para a sua empresa investir na gestão de identidade de acesso e melhorar a segurança dos seus dados e dos seus clientes, certo?