(11) 5521-2021 | (51) 2117-1000 [email protected]
  • EN
E-TRUST
  • Gestão de Identidade
    • Gestão de Identidade IAM
    • Identidade de Consumidores CIAM
    • Identidade como Serviço IDaaS
    • Sustentação IAM
    • Reset de Senha
  • Single Sign-On
    • Cloud Single Sign-On (SSO)
    • On Premise Single Sign-On
  • LGPD
    • HORACIUS LGPD
  • Serviços de Segurança
    • Serviços Gerenciados de Segurança – SOC
    • Security Intelligence
    • SIEM SaaS
    • Gestão de Vulnerabilidade
    • Firewall
    • Gestão de Risco
    • Teste de Intrusão
    • Políticas de Segurança
    • Auditoria de Segurança
  • Segmentos
    • Finanças
    • Varejo
    • Indústria
    • Serviços
  • Materiais
  • Blog
  • Contato
    • Fale Conosco
    • Parceiros
    • Trabalhe Conosco
    • Sobre Nós
Escolha uma Página

Entenda os principais benefícios do SSO

por Dino Schwingel | jul 13, 2020 | Acessos e SSO

Single Sign-On 

Em nosso artigo anterior falamos sobre o login único, ou SSO. Ficou claro que o login único é bacana, melhora a usabilidade e provê uma melhor experiência de uso. Certo, entendemos, mas em “plain english” ou na falta deste, serve o “português claro”, o que de forma prática podemos extrair como benefícios para as nossas empresas e clientes. Afinal é uma implantação, envolve contratar um serviço, treinar pessoas no uso etc..

Vale apena? Se sim por que?

Vamos aos benefícios do SSO:

 

1- Reduzir a quantidade de senhas

Os usuários são convidados, encorajados, e as vezes obrigados a usar senhas diferentes para diferentes sites. O resultado é: muitos sistemas, muitos usuários e muitas, muitas senhas. Gerenciar todas estas senhas diferentes pode ser problemático. Obviamente, isso não é um problema se o usuário usa uma ferramenta de gerenciamento de senha, mas vamos ser realistas, quantos usuários você conhece que utilizam corretamente um gerenciador de senhas? E nem pense em obrigar seus clientes a usar uma ferramenta de gerenciamento de senha, como um requisito para ser seu cliente.

Na pratica, utilizando uma solução SSO que reduz o número de senhas, fica mais fácil convencer usuário a escolher uma senha mais forte. E se você oferecer login único para os clientes de sua empresa? Acho que eles também vão gostar.

2- Fornece conveniência aos usuários

O que seria esta conveniência? um sinônimo para usabilidade e facilidade de uso? Sim, um pouco de cada. Mas muito importante, torna clara a diferença entre usuário e cliente. O usuário, também chamado de colaborador, em algumas empresas, utiliza os sistemas que estão disponíveis, não necessariamente gosta. Já um cliente é diferente, este escolhe. Se para ser seu cliente eu preciso decorar várias senhas, pode ser que eu decida ser cliente de outra empresa. O que você faria?

Uma solução SSO significa, literalmente, que o usuário faz o login uma única vez para acessar vários serviços. Este é um enorme ganho de tempo, especialmente se uma empresa oferece vários serviços.

3- Melhora a segurança

Ao reduzir o número de vezes que um usuário deve inserir suas senhas, o risco de um invasor interceptar as credenciais através de algo como um keylogger será reduzido. Mais ou menos como abrir a carteira ou a bolsa no cento de uma cidade grande. Quanto menor a quantidade de vezes você abrir e mostrar que tem dinheiro, menor a chance de ser assaltado. Faz sentido, não faz?

4- Aumenta a produtividade

Chega de dor de cabeça com usuários que esquecem a senha e precisam ser atendidos pelo help-desk consumindo tempo da equipe e pior, deixando de atender os clientes, pois enquanto se resolve a senha, “quem esta a cuidar do loja”, como dizia a velha anedota.

Uma solução de SSO  vai reduzir a carga do helpdesk, afinal cada pessoa terá um único login e uma única senha. Além disto, a gestão do acesso também ajuda quando o usuário esquece a senha.  Qualquer boa solução de SSO oferece  a funcionalidade de auto reset de senha, que nada mais é do que prover ao usuário uma forma de cadastrar uma nova senha, sem necessidade de um ocupar o tempo de um atendente. Por exemplo: com perguntas e respostas ou enviando uma nova senha por SMS entre outras alternativas.

5- Suporta a transformação digital

Isto mesmo, a tal transformação digital que todos estão falando, planejando e implantando. Rapidez e integração dos processos, atendimento multicanal, uma beleza. Algumas empresas estão nomeando executivos, dedicados à transformação digital. Se a sua empresa esta buscando surfar esta onda, lembre de verificar como vai ser o controle de acesso aos sistemas. Qual será o modelo oferecido aos colaboradores e clientes?

O modelo tradicional de gestão de acesso não atende a dinâmica da transformação digital. Um modelo onde os direitos são cadastrados manualmente, e as pessoas são obrigadas a decorar várias senhas, é mais ou menos como colocar um motor de fusca em um carro de fórmula 1, até vai andar, mas será que ganha a corrida?

Conheça nossos planos e preços

Materiais

  • LGPD
  • ESTIMATIVA DE ROI
  • Implementação de LGPD
  • IMPLANTAR GESTÃO DE IDENTIDADES
  • SINGLE SIGN ON
  • LGPD
  • LGPD PARA EMPRESAS
  • GDPR

FALAR COM O ESPECIALISTA

Artigos Mais Lidos

O que é gestão de identidades e acessos? (Parte 1)

O que SSO ou Single Sign-On?

Segurança da Informação – Faça o teste e saiba qual nível de proteção da sua empresa

Estimativa de ROI para Projetos de Gestão de Identidade

Single Sign-On: Quais são os benefícios e por que você deve usar

O que Gestão de Identidade e acessos? (Parte 2)

Categorias

Gestão de Identidade

LGPD

Segurança da Informação

Acessos e SSO

SOC

Inovação

Unidades

São Paulo, SP

R. Peixoto Gomide, 996
6° andar.
CEP: 01409-000, Cerqueira César
(11) 5521-2021
[email protected]

 

Porto Alegre, RS

Rua Ramiro Barcelos, 630
6° andar.
CEP: 90035-001, Floresta
(51) 2117-1000
[email protected]

 

Miami, FL, US

299 Alhambra Cir #403
Coral Gables, FL 33134
[email protected]

Trabalhe conosco


 

Política de Privacidade

Este site utiliza cookies e scripts externos para melhorar a sua experiência.

Mais informações
Configurações de privacidadeGoogle AnalyticsGoogle AdsRD StationRedes Sociais

Configurações de privacidade

Este site utiliza cookies e scripts externos para melhorar a sua experiência. A sua esquerda se especifica quais cookies e scripts são utilizados e como eles afetam a sua visita. Você pode alterar a sua configuração a qualquer momento.

Para saber mais sobre a nossa Política de Privacidade, acesse: https://www.e-trust.com.br/politica-de-privacidade

NOTE: These settings will only apply to the browser and device you are currently using.

Google Analytics

Em particular, este site utiliza o Google Analytics, um serviço de análise web fornecido pela Google, Inc. com sede nos Estados Unidos, com sede em 1600 Amphitheatre Parkway, Mountain View, ca 94043.

Para a prestação destes serviços, o Google utiliza cookies que coletam informações, incluindo o endereço IP do usuário, que será transmitida, tratada e armazenada pelo Google nos termos fixados na web Google.com. Isso inclui a possível transmissão de tais informações a terceiros por motivos de exigência legal ou quando estes terceiros processem a informação por conta do Google.

Para consultar o tipo de cookie utilizado pelo Google, além do cookie do Google+ e Google Maps na url abaixo:
>>>https://policies.google.com/technologies/types?

Google Ads

O Google Ad sutiliza cookies para exibir anúncios personalizados neste site. Você pode desativar o uso do cookie DART através do anúncio do Google ou acessando diretamente este link https://support.google.com/adsense/troubleshooter/1631343?hl=pt-BR.

Usamos empresas de publicidade de terceiros para veicular anúncios quando visita o nosso website. É possível que estas empresas utilizem a informação que recebem de suas visitas a este e a outros websites (sem incluir o seu nome, endereço, endereço de e-mail ou número de telefone) para lhe fornecer anúncios sobre produtos e serviços que lhe são de interesse.

Ao usar este site, você concorda com o processamento de dados pelo Google na forma e para os fins indicados.

RD Station

O RD Station Marketing faz uso de cookies no navegador dos visitantes de cada cliente para conseguir monitorar comportamentos e otimizar a experiência de navegação.
Para saber mais sobre os cookies utilizados, acesse: https://ajuda.rdstation.com.br/hc/pt-br/articles/360043909071-Orienta%C3%A7%C3%B5es-sobre-o-uso-de-cookies

Redes Sociais

Cookies de redes sociais podem ser armazenadas no seu navegador enquanto você navega pelo blog, por exemplo, quando você usa o botão de compartilhar um artigo em alguma rede social.

As empresas que geram esses cookies correspondentes as redes sociais que utiliza este blog tem suas próprias políticas de cookies:

Cookie do Linkedin, segundo o disposto em sua Política de cookies.
->https://www.linkedin.com/legal/cookie-policy?trk=hp-cookies

Cookie de Facebook, de acordo com o disposto em sua Política de cookies.
->https://www.facebook.com/policies/cookies/

Cookie do YouTube, de acordo com o disposto em sua Política de cookies.
->https://policies.google.com/technologies/cookies?hl=pt

Cookie de Instagram, segundo o disposto em sua Política de cookies.
->https://help.instagram.com/1896641480634370?ref=ig

Assim, as implicações de privacidade serão em função de cada rede social e dependem da configuração de privacidade que tenha nessa rede.

Em nenhum caso podemos obter informações de identificação pessoal de cookies.

Aceitar