Skip to main content

Como implementar o SSO em 6 etapas

By 23 de julho de 2021dezembro 8th, 2021Acessos e SSO

artigo Como implementar o SSO em 6 etapas

Alcançar elevados níveis de produtividade é o que toda empresa busca no mundo corporativo. Por isso, não faltam recursos que possuem o intuito de trazer mais praticidade para o dia a dia dos colaboradores.

Uma ferramenta que opera de forma oculta, mas que é fundamental em termos de ganhos de produtividade é o SSO – Single Sign-On (logon único), recurso capaz de eliminar as inúmeras autenticações que os usuários realizam diariamente.

Se praticidade e tecnologia combinam com o seu negócio, então não deixe de ler esse material para descobrir uma forma simples e prática de tornar o cotidiano de sua empresa muito mais otimizado: o logon único!

O que é o SSO e para que ele serve

Caso você ainda não tenha tido alguma vivência com essa ferramenta, é importante recapitular alguns pontos para se ter total clareza na compreensão dos benefícios do portal único de acesso.

O SSO é uma plataforma que opera em background na infraestrutura de uma empresa. O seu objetivo é permitir que os usuários possam realizar o processo de autenticação de seus serviços de uma forma automatizada.

Qualquer tipo de serviço pode ser beneficiado pelo logon único, seja um CRM interno ou então uma aplicação que opera na nuvem. Todos podem estar vinculados para viver essa experiência.

Se você acredita que a sua empresa está preparada para lidar com essa funcionalidade, então espere um momento. Primeiro é importante que você entenda quais são as 6 etapas indispensáveis para a implantação segura do logon único!

As 6 etapas da implantação do SSO

Perceba que a entrada do Single Sign-On em sua empresa não significa apenas um recurso novo, ela vai além. Diz respeito às mudanças na cultura interna. Portanto, é fundamental que você esteja preparado para lidar com as etapas abaixo:

1 – Revisando os seus objetivos

Por que você está implantando o SSO? É simplesmente por uma questão de praticidade ou existe um propósito por trás disso tudo?

Revisar a infraestrutura da empresa como um todo é parte desse processo de preparação para a entrada da transformação digital no ambiente interno. Você estará se preparando para viver a inovação daqui em diante.

Tenha objetivos em mente de forma clara, a entrada do SSO não significa apenas o ganho de tempo para a realização de acessos, os benefícios vão além, pense que esse aumento na produtividade terá resultados práticos na produção final.

2 – Identificando os usuários e os requisitos

Quem poderá usufruir da nova ferramenta? Quais aplicações poderão ser acessadas? Quem terá privilégios de administrador para realizar possíveis alterações na base de dados?

Esses são questionamentos que precisam ser realizados de forma prévia. Antes de iniciar a operação do SSO, a equipe gestora deve detalhar como será o processo de implantação de uma forma muito clara.

Por se tratar de uma ferramenta customizável, o portal único de acesso poderá operar de forma totalmente aberta, ou então fechada, sem qualquer privilégio, então, essas escolhas caberão inteiramente à equipe gestora.

3 – Contando com a arquitetura certa

Antes de implantar qualquer recurso novo, é importante saber que a segurança depende não apenas dessa nova ferramenta, mas de toda a sua infraestrutura. Rever os protocolos internos é a terceira das etapas de implantação.

Pode ser que você opere de uma forma online, na nuvem, ou então de maneira híbrida, todas elas deverão contar com seus protocolos de acesso e segurança.

Busque por uma ferramenta que seja facilmente adaptável ao seu modelo atual de tecnologia e se está inseguro quanto ao seu padrão de segurança atual, primeiro reveja tudo e se atualize, somente depois pense na entrada do Single Sign-On.

4 – Estabelecendo o controle de acessos

Você já definiu qual é o privilégio de cada usuário e quais os recursos estarão disponíveis em sua plataforma. Agora é preciso pensar de uma forma individualizada, na segurança dos próprios usuários.

Faça uma análise de riscos, identificando quais os possíveis cenários em que os dados de seus colaboradores e de toda a empresa podem ser violados.

Já que o usuário terá apenas um único registro de acesso (para o próprio SSO), então que seja um registro com uma senha complexa e com terminal devidamente mapeado por endereço de IP, assim você estará observando toda a ação da rede.

5 – Fazendo ajustes conforme a necessidade

É importante que avaliações periódicas sejam realizadas para observar a eficiência de sua nova infraestrutura. Além de observar os ganhos obtidos e eventuais prejuízos, caso existam, é hora de checar o que mudou em termos práticos.

Você não precisa habilitar todo tipo de recurso na ferramenta, mantenha apenas aqueles que são de fato importantes para o dia a dia da sua empresa. Observe se existem recursos raramente acessados e os remova da automação de acessos.

Com isso você estará tomando medidas protetivas para manter não apenas os dados da sua rede em segurança, mas estará zelando também pelos dados de seus colaboradores.

6 – Preparando os recursos necessários

Por fim, a entrada do portal único de acesso será importante para que você possa fazer uma avaliação do momento atual de sua infraestrutura. Você pode utilizar recursos obsoletos e nem mesmo ter ciência disso.

Liste tudo aquilo que você já tem e também aquilo que você ainda precisa ter, buscando entender como será a operação com a entrada da nova ferramenta. Com isso você saberá não apenas o que já possui, mas que pode também ser substituído.

Garantindo que toda essa sequência de instruções será seguida, não tenha dúvidas, a sua empresa estará preparada para lidar com as inovações presentes na transformação digital e seus resultados serão reflexos dessa nova mudança.
Prepare-se para o novo
O SSO é uma ferramenta inovadora e que vem ganhando novos adeptos a cada dia. Os seus benefícios práticos garantem às empresas uma rotina de excelência, com muito mais produtividade e praticidade.

Se você busca alcançar o progresso com o suporte da tecnologia, saiba que o primeiro passo é a busca pelo conhecimento, algo que você já está fazendo com maestria.

Seus propósitos coincidem com os da E-TRUST, uma empresa que está na vanguarda da inovação e que traz informação de valor para as empresas modernas que desejam alcançar o sucesso por meio de transformação digital.

Experimente viver, na prática, os benefícios do logon único dentro de sua empresa! Faça um teste de 30 dias de forma totalmente gratuita e lide de uma nova maneira com os acessos.