(11) 5521-2021 [email protected]

Mesmo quem curte tecnologia, às vezes não entende todas as siglas usadas. É um setor que se desenvolve com muita rapidez, criando novas tendências e termos.

Para você entender e conhecer melhor essa linguagem, listamos alguns termos, siglas e significados utilizados na área de TI:

Algoritmo

Sequência lógica de regras, raciocínios ou operações que produz uma solução para um determinado tipo de problema. É usado para criptografar dados, compactar arquivos, entre várias outras aplicações.

API

Application Programming Interface representa um conjunto de configurações de programação para acesso a um aplicativo, software ou plataforma baseada na web.

Backbone

É a rede principal por onde circulam todos os dados dos clientes da Internet. A rede também é responsável por enviar e receber dados que circulam entre computadores em alta velocidade, dividindo sua rede principal em diversas redes conectadas à Backbone, garantindo sua alta performance.

Big Data 

É o imenso volume de dados, estruturados ou não estruturados, que impactam os negócios. Eles são armazenados, processados e analisados por cientistas de dados em busca de soluções para otimizar os resultados da empresa.

Cloud Computing

Representa o uso de recursos, seja de equipamentos ou softwares, que não estão fisicamente nos computadores da empresa, mas em servidores remotos. Os requisitos de processamento e armazenamento de informações são garantidos pelo fornecedor da solução, conforme as especificações do negócio.

Datacenter

Refere-se ao espaço físico responsável por integrar os recursos tecnológicos usados por uma empresa.

Disaster Recovery Plan

Dentro de uma política de segurança da informação, um plano de disaster recovery envolve uma série de ações que devem ser executadas caso ocorra algum evento de risco ao funcionamento da empresa. Seu maior objetivo é deixar os serviços disponíveis no menor tempo possível, com custo e impacto reduzidos para o negócio.

IAM e IDM

O IDM (Identity Management) e IAM (Identity and Access Management), tratam-se da Gestão de Identidade e Acessos. Esses são os processos para automatizar e auditar concessões dos acessos de uma instituição. Garantindo que cada usuário tenha o acesso certo.

IoT

IoT em geral, trata-se de uma tecnologia que foi embarcada nos objetos, capaz de transmitir e receber dados e comandos por meio da conexão com a internet. Ou seja, os objetos passam a se comunicar com seus usuários e desempenhar tarefas que os beneficiam.

SCM

Supply Chain Management ou gestão da cadeia de suprimentos está no campo da logística. Seu objetivo é promover a interação de vários processos para gerar vantagens competitivas.

SOC

O Security Operations Center significa, em sua tradução literal, Centro de Operações de Segurança, o que pode ser entendido como um centralizador dos serviços voltados à segurança da informação.

UX

User Experience é o termo genérico usado para designar aspectos de interação entre o ser humano e a tecnologia. Quem desenvolve UX tenta entender como funcionam as respostas e percepções das pessoas quando fazem uso de sistemas computacionais. Criando produtos e serviços que ofereçam uma experiência agradável e produtiva, incentivando o usuário a consumir.

VPN

Uma VPN é uma conexão entre computadores (ou outros dispositivos) que permite acesso somente a usuários credenciados. Virtual Private Network ou rede virtual privada. Na prática, uma VPN oculta informações sobre a navegação usando recursos de criptografia.

WAN

Wide Area Network, ou Rede de Longa Distância, é uma rede de computadores que cobre uma área extensa, utilizando uma rede de transportes privada ou pública. Esse modelo de comunicação permite que uma empresa execute suas funções diárias de troca de dados e informações, independentemente da localização de seus profissionais.

Quer saber mais sobre o mundo da Segurança da Informação?