(11) 5521-2021 [email protected]

Cloud Computing: a revolução em gerenciar e armazenar dados de sua organização

O Cloud Computing, também chamado de computação em nuvem, transformou a maneira como as empresas usam a tecnologia atualmente.

O conceito de Cloud Computing

Cloud Computing é o armazenamento e gerenciamento de dados e informações em nuvem. Trata-se de um serviço que não utiliza de uma infraestrutura própria para estas funções.

Oferecidos sob demanda, você pode acessar, executar e gerenciar qualquer tipo de documento pela internet, em qualquer lugar do mundo!

Foi no final da década de 90 que este conceito começou a surgir e ganhou forças. O investimento mundial com a computação em nuvem só cresce, assim como sua utilização.

Cada vez mais empresas fazem e farão uso deste recurso, que entrega agilidade e poder computacional.

Como funciona o Cloud Computing?

Hoje em dia, praticamente tudo o que você e sua empresa consomem na internet provém de serviços em nuvem.

Ou seja, seus dados e informações ficam preservados em nuvens, ou servidores de qualquer lugar do mundo, como aqui no Brasil ou até mesmo no Japão.

E seu acesso é feito exclusivamente pela internet, mesmo que armazenado a milhares de quilômetros de distância.

Entretanto, estar na nuvem significa muito mais! É transformar algo que ficaria restrito a um servidor ou espaço físico e, com um serviço em nuvem, permitir ações de diversas pessoas ao mesmo tempo, em tempo real e de maneira colaborativa.

Quais as vantagens do Cloud Computing para minha empresa?

Para as organizações, a redução de custos em infraestrutura é a principal vantagem para a migração para a nuvem. Mas, além deste excelente benefício, é possível listar:

  • Acesso: Todos os dados e informações podem ser acessados de qualquer lugar com a utilização da internet. Sua empresa estará sempre conectada,
  • Monitoramento: Com a possibilidade de armazenar e gerenciar arquivos de qualquer lugar, saber o que está acontecendo em diversas áreas de sua empresa também ficou mais fácil;
  • Backup: Este tipo de serviço também é ideal para o backup de documentos importantes e vitais para a organização,
  • Custos: Esqueça serviços com infraestrutura e manutenção, com a computação em nuvem você paga somente aquilo do “processamento” que utilizar, sem despesas com grandes equipamentos e locais de armazenamento.

Segurança na migração para Cloud Computing

A pergunta que não quer falar é: vale a pena migrar para a computação em nuvem? Esta resposta envolve uma série de outras questões, principalmente com a segurança de seus dados.

Neste caso, é preciso colocar na balança as vantagens e como se assegurar em plataformas como essa.

Como toda nova tecnologia, é preciso estar preparado para obter o máximo de segurança em migrações para a nuvem.

Afinal, o serviço disponibilizado neste formato costuma não se responsabilizar por invasões e outras questões de segurança.

Para entender melhor, acesse nosso outro post aqui sobre Gestão de Identidade e migração para o Cloud Computing!

Compartilhe: