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Em nosso artigo anterior falamos sobre o login único, ou SSO. Ficou claro que o login único é bacana, melhora a usabilidade e provê uma melhor experiência de uso. Certo, entendemos, mas em “plain english” ou na falta deste, serve o “português claro”, o que de forma prática podemos extrair como benefícios para as nossas empresas e clientes. Afinal é uma implantação, envolve contratar um serviço, treinar pessoas no uso etc..

Vale apena? Se sim por que?

Vamos aos benefícios do SSO:

 

1- Reduzir a quantidade de senhas

Os usuários são convidados, encorajados, e as vezes obrigados a usar senhas diferentes para diferentes sites. O resultado é: muitos sistemas, muitos usuários e muitas, muitas senhas. Gerenciar todas estas senhas diferentes pode ser problemático. Obviamente, isso não é um problema se o usuário usa uma ferramenta de gerenciamento de senha, mas vamos ser realistas, quantos usuários você conhece que utilizam corretamente um gerenciador de senhas? E nem pense em obrigar seus clientes a usar uma ferramenta de gerenciamento de senha, como um requisito para ser seu cliente.

Na pratica, utilizando uma solução SSO que reduz o número de senhas, fica mais fácil convencer  usuário a escolher uma senha mais forte. E se voce oferecer login único para os clientes de sua empresa? Acho que eles também vão gostar.

2- Fornece conveniência aos usuários

O que seria esta conveniência? um sinônimo para usabilidade e facilidade de uso? Sim, um pouco de cada. Mas muito importante, torna clara a diferença entre usuário e cliente. O usuário, também chamado de colaborador, em algumas empresas, utiliza os sistemas que estão disponíveis, não necessariamente gosta. Já um cliente é diferente, este escolhe. Se para ser seu cliente eu preciso decorar várias senhas, pode ser que eu decida ser cliente de outra empresa. O que você faria?

Uma solução SSO significa, literalmente, que o usuário faz o login uma única vez para acessar vários serviços. Este é um enorme ganho de tempo, especialmente se uma empresa oferece vários serviços.

3- Melhora a segurança

Ao reduzir o número de vezes que um usuário deve inserir suas senhas, o risco de um invasor interceptar as credenciais através de algo como um keylogger será reduzido. Mais ou menos como abrir a carteira ou a bolsa no cento de uma cidade grande. Quanto menor a quantidade de vezes você abrir e mostrar que tem dinheiro, menor a chance de ser assaltado. Faz sentido, não faz?

4- Aumenta a produtividade

Chega de dor de cabeça com usuários que esquecem a senha e precisam ser atendidos pelo help-desk consumindo tempo da equipe e pior, deixando de atender os clientes, pois enquanto se resolve a senha, “quem esta a cuidar do loja”, como dizia a velha anedota.

Uma solução de SSO  vai reduzir a carga do helpdesk, afinal cada pessoa terá um único login e uma única senha. Além disto, a gestão do acesso também ajuda quando o usuário esquece a senha.  Qualquer boa solução de SSO oferece  a funcionalidade de auto reset de senha, que nada mais é do que prover ao usuário uma forma de cadastrar uma nova senha, sem necessidade de um ocupar o tempo de um atendente. Por exemplo: com perguntas e respostas ou enviando uma nova senha por SMS entre outras alternativas.

5- Suporta a transformação digital

Isto mesmo,  a tal transformação digital que todos estão falando, planejando e implantando. Rapidez e integração dos processos, atendimento multicanal, uma beleza. Algumas empresas estão nomeando executivos, dedicados à transformação digital. Se a sua empresa esta buscando surfar esta onda, lembre de verificar como vai ser o controle de acesso aos sistemas. Qual será o modelo oferecido aos colaboradores e clientes?

O modelo tradicional de gestão de acesso não atende a dinâmica da transformação digital. Um modelo onde os direitos são cadastrados manualmente, e as pessoas são obrigadas a decorar várias senhas, é mais ou menos como colocar um motor de fusca em um carro de fórmula 1, até vai andar, mas será que ganha a corrida?