(11) 5521-2021 [email protected]

Entenda o que é CyberSecurity e como se proteger contra Hackers

Antes de mais nada, CyberSecurity (Segurança Cibernética) é o conjunto de processos, tecnologias e estratégias que têm como objetivo proteger uma organização.

Esta proteção refere-se a ativos críticos: sistemas, redes e informações armazenados no ambiente virtual.

Diante disso, a cibersegurança tem se tornado uma grande preocupação de usuários e empresas dos mais diferentes segmentos e portes. Isso porque, os ataques virtuais, além de crescentes, afetam e corrompem dados essenciais das organizações.

Ataques de hackers e o risco real das organizações

Já se foi o tempo em que a maioria dos ataques cibernéticos eram apenas uma brincadeira de mau gosto ou ações isoladas, para mostrar que era possível invadir sistemas.

Atualmente, o risco é muitas vezes maior, já que os hackers têm como objetivo acessar e capturar dados vitais da empresa, a fim de destruir ou utilizar as informações em proveito próprio, em outras palavras: roubo.

CyberSecurity

CyberSecurity: O ataque

Computadores, sistemas e programas são construídos por seres humanos. Isso é óbvio. Porém, óbvio também é que estes recursos tenham pequenas ou grandes falhas, certo?

O ataque hacker busca encontrar essas falhas e, como brechas ou “portas abertas”, acessa sites, sistemas e documentos importantíssimos para a organização.

Entre os principais tipos de ataques cibernéticos, estão:

  • Negação de serviço: O hacker prejudica o acesso e a funcionalidade de redes e sistemas;
  • Personificação: Considerado como roubo de identidade, o hacker obtém as credenciais pessoais e acessa dados utilizando se do login de outros;
  • Malwares e Vírus: Marwares e seus primos, os vírus e são programas maliciosos que e instalam e se propagam em programas de computador e  websites.

Então, CUIDADO!  

Veja o caso recente os ataques com sequestro de dados, que exigem resgate das empresas. A maioria dos ataques só foi bem sucedido porque os equipamentos e sistemas de rede não estavam devidamente atualizados, ou seja não havia uma processo de Gestão de riscos e Vulnerabilidades.

CyberSecurity: A defesa

A CyberSecurity tem a ver com Gestão de Riscos e Vulnerabilidades. A E-TRUST, especialista no assunto, gerencia o processo de tratamento dos Riscos e Vulnerabilidades dos sistemas.

Para isso, executa verificações periódicas para encontrar vulnerabilidades e encaminhar o tratamento, de forma eficiente e eficaz.

Verificar ameaças

A E-TRUST verifica os sistemas críticos buscando constantemente ameaças que possam colocar em risco a integridade, disponibilidade e confidencialidade das informações.

Os resultados são apresentados em painéis (Dashboards) que traduzem os indicadores técnicos em uma linguagem adequada aos gestores de negócios.

Assim, é possível ter proatividade, evitando novos ataques ao invés de agir somente quando houver algum incidente.

Não esteja vulnerável

Vale lembrar que, segundo estudos de especialistas,  apenas uma pequena parcela das vulnerabilidades é descoberta internamente. Ou seja, sem o apoio de especialistas em segurança como a E-TRUST, sua empresa estará em grande risco.

Para isso, nossa Gestão de Vulnerabilidades fornece uma solução completa, como um serviço, sem despesas com infraestrutura, equipamentos ou licenças de software.

Os principais benefícios da gestão com a E-TRUST são:

  • Análise de vulnerabilidades automatizada, abrangendo todos os sistemas críticos;
  • Testes de intrusão internos e externos para avaliar a capacidade de resiliência dos sistemas;
  • Apoio de nossos especialistas para correção das falhas;
  • Atendimento de incidentes e monitoramento, 24 horas por dia, 365 dias por ano;
  • Aumento de eficiência e melhoria contínua na execução dos processos;
  • Liberação de recursos internos para assuntos estratégicos;
  • Indicadores (KPI) de alta qualidade alinhados com os objetivos da sua empresa;
  • Uma empresa especializada em CyberSecurity como a E-TRUST é sempre a melhor solução para a proteção de sistemas críticos.

Conte conosco para a segurança digital de sua organização!

Compartilhe: