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Uma Política de Segurança da Informação é o melhor recurso para assegurar dados gerenciais de sua empresa

Você sabe a importância de uma Política de Segurança da Informação? E como implementar este importante recurso em sua organização?

Responda rápido: Qual o maior bem da sua empresa?

Como já deve ser de seu conhecimento, um dos bens mais significativos de sua empresa são suas informações gerenciais e dados.

São eles os principais meios ao desenvolvimento de sua organização, para tomada de decisões e estratégias.

Só que… Com o crescimento do ambiente digital e a constante troca de informações por esse local, os problemas com a segurança da informação estão cada vez mais recorrentes. E isso afeta negócios de diversos segmentos.

Seu patrimônio pode estar em perigo

E-TRUST é especialista em segurança e gerenciamento de informações e dados. Por isso, sabemos bem que o seu patrimônio pode estar ameaçado, seja de maneira interna ou externa.

E, portanto, você pode e deve recorrer a uma Política de Segurança da Informação.

O que é uma Política de Segurança da Informação?

Uma Política de Segurança da Informação, também chamada de PSI, é um documento específico que tem como objetivo orientar e estabelecer diretrizes do ambiente corporativo para proteger informações vitais.

Além disso, estabelece também a prevenção de responsabilidades – deveres e direitos – de todos os usuários da empresa, principalmente no ambiente digital.

Ou seja, este documento é fundamental para pautar todas as normas de segurança para tudo o que é coletado e compartilhado de dados e informações em sua organização.

Para colocar este recurso em prática é preciso seguir algumas dicas e planejar muito!

Antes de tudo! O que sua Política de Segurança da Informação deve preservar?

É preciso deixar bastante claro, antes da elaboração de sua Política de Segurança da Informação, que esta deve:

  • Manter a integridade de sua empresa, permitindo a proteção de informações sem que essas sofram alterações prejudiciais, intencionais ou não!
  • Garantir a confidencialidade de dados, com acessos apenas para pessoas autorizadas. Para isso, a E-TRUST possui ferramentas de Gestão de Identidade e Acessos ideias para a segurança completa de sua empresa.
  • Assegurar a disponibilidade de níveis de acesso conforme áreas e setores necessários. A E-TRUST também possui ferramentas capazes de gerenciar a governança de sua empresa.

Como desenhar minha Política de Segurança da Informação?

Passo #1: O planejamento!

Verifique o perfil de sua empresa e faça um levantamento de tudo o que deve ser protegido, tanto de maneira interna quanto externa.

Como dica, pergunte a todos os setores de sua empresa o que cada um acha necessário garantir segurança e coloque tudo em uma planilha.

Passo #2: A elaboração!

Com todos os itens que devem ser protegidos, de maneira geral, chegou a hora de elaborar sua Política de Segurança da Informação.

Esta deve conter:

1. Aplicações da PSI: Estabelecer quando a Política deve ser válida e para quem é destinada. Deixe claro suas aplicações e exemplifique com situações reais do dia a dia da empresa.

2. Princípios e requisitos da PSI: Coloque também os fundamentos de sua Política, sendo elaborada baseada em essências da empresa. Além disso, estabeleça os principais requisitos.

3. Objetivos da PSI: Defina claramente quais os objetivos deste recurso para sua organização.

4. Responsabilidades específicas: É preciso estabelecer claramente quais as responsabilidades de colaboradores, terceiros, gestores e outros que possuem acessos diretos aos seus dados.

5. Soluções em IT: A E-TRUST é líder em segurança da informação no Brasil e na América Latina, oferecendo serviços de gestão de identidade e acessos.

Este é o principal recurso para assegurar os níveis de acesso em todos os computadores e sistemas de sua empresa.

Estabeleça este serviço em sua Política de Segurança da Informação, a fim de garantir que apenas pessoas autorizadas acessem dados conforme responsabilidades.

6. Monitoramento e auditoria automatizada: Defina em seu documento os sistemas de monitoramento e auditoria para garantir que tudo esteja sendo cumprido.

Para isso, a E-TRUST também oferece serviços de auditoria e o melhor, de maneira automatizada!

7. Boas práticas: Indique boas práticas de uso de e-mails, internet e equipamentos tecnológicos, bem como dispositivos móveis.

8. Backup e suporte técnico: Determine práticas de backup de arquivos e documentos, além de contar com serviços de suporte técnico para manutenção de equipamentos e sistemas de segurança.

Passo #3: A aprovação!

As normas e procedimentos que foram estabelecidos em sua Política de Segurança da Informação devem passar pela aprovação de gestores ou departamento de Recursos Humanos.

Passo #4: A aplicação e o treinamento!

Com tudo aprovado, chegou a hora de aplicar o que foi definido por toda a empresa.

Para isso, elabore treinamentos em grupos, faça dinâmicas e simulações para que sua equipe entenda a importância de seguir essa Política.

Dicas da E-TRUST para sua Política de Segurança da Informação

#1 – Feedback:

Após alguns meses de aplicação de sua nova Política de Segurança da Informação, recolha o feedback de seus colaboradores.

Anote dúvidas, sugestões e itens que deram ou não certo. A partir disso, busque sempre aprimorar sua segurança!

#2 – Gestão de Identidade e Acessos com a E-TRUST

Ter uma Gestão de Identidade e Acessos é essencial para a segurança de informações e dados de sua empresa.

Neste caso, é importantíssimo implementar este recurso com uma empresa especializada e pioneira como a E-TRUST.

Há mais de 16 anos no mercado de segurança, sabemos bem como garantir os ativos de informação de maneira prática, automatizada e econômica!

Por isso, ao criar sua Política de Segurança da Informação, fale conosco e insira nossas soluções para sua proteção.

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