(11) 5521-2021 [email protected]

Armazenamento em nuvem: comparar impactos positivos e negativos mantêm a empresa protegida

Acompanhando o crescimento da tecnologia e suas funcionalidades, é fato que o armazenamento em nuvem está cada dia mais presente nas organizações.

Isso mesmo! A migração para a nuvem é tendência. Por vezes, inevitável, devido as necessidades de acompanhar a evolução do ambiente digital. E recursos como este pode ampliar o poder computacional de uma gestão completa.

O que é o armazenamento em nuvem?

Como já vimos em outro post em nosso blog, computação em nuvem é armazenamento e gerenciamento de dados e informações em nuvem.

Ou seja: o serviço que não utiliza de uma infraestrutura própria para estas funções. É oferecido sob demanda e qualquer pessoa pode acessar, executar e gerenciar qualquer tipo de documento de maneira online, em qualquer lugar do mundo!

Se ouve falar em armazenamento em nuvem, a primeira imagem que nos vem a mente é  de um simples “disco na nuvem” para armazenar arquivos.

Mas é muito mais que isto, rapidamente as organizações estão utilizando aplicativos e não só o “espaço em disco”. Os casos de uso mais complexos, envolvem aplicativos e bases de dados.

Mas todos os casos tem em comum a possibilidade de acesso de qualquer lugar, desde que se tenha um acesso à Internet.

Armazenamento em Nuvem

É importante saber sobre as aplicações e armazenamento em nuvem:

Riscos

Como qualquer novo recurso tecnológico, é importante estar atento para detalhes que podem prejudicar a segurança de seus dados e informações organizacionais.

No caso do armazenamento em nuvem, os serviços disponibilizados aderem à política de Responsabilidade Compartilhada. Ou seja, a ferramenta é apenas responsável por seu próprio funcionamento.

Quanto ao restante da segurança de sua utilização… Tudo fica nas mãos do próprio usuário, bem como da empresa contratante.

Portanto, com um serviço estabelecido de maneira totalmente online, os dados armazenados em nuvem podem ser acessados por qualquer um que tenha um login.

Com isso, alguns riscos podem comprometer a proteção da organização, como:

  • Vazamento de informações;
  • Falhas na segregação de funções;
  • Acesso indevido,
  • Falhas na revogação de acesso de usuários, que continuam com acesso, mesmo depois de demitidos.

Benefícios

Em contrapartida, o uso de aplicações em nuvem, se aliado a outras ferramentas e estratégias de segurança, como a Gestão de Identidade e Governança, pode trazer diversas vantagens a organização, como:

  • Principal benefício: a redução de custos, já que não utiliza grandes infraestruturas ou manutenção;
  • Otimização de tempo e produtividade, já que a acessibilidade em encontrar dados e informações estará sempre online e pode ser feita em qualquer lugar do mundo;
  • Backup de dados e documentos importantes da organização;
  • Capacidade de armazenamento conforme as necessidades de cada empresa,
  • Monitoramento de acessos.

Garantindo a segurança na nuvem

Para manter a segurança e utilizar de todos os benefícios que o ambiente em nuvem proporciona, uma boa base de Gestão de Identidade e Acessos é fundamental.

Pois, enquanto sua empresa utiliza dos serviços em nuvem, com redução de custos e outras facilidades, o Gerenciamento de Identidade cuida da proteção de tudo o que é compartilhado em nuvem.

A E-TRUST é especialista em segurança da informação e, quando falamos de Gestão de Identidades, contamos com a plataforma HORACIUS tanto na nuvem quanto no data center.

E claro, sem esquecer que a interface é web, os usuários interagem com o sistema através de um portal intuitivo e amigável, provando que produtividade e segurança podem conviver.

Muito mais do que simplesmente fornecer um sistema de Gestão de Identidades, acompanhamos e apoiamos nossos clientes no movimento para a nuvem, garantindo uma transição segura e produtiva.

Compartilhe: