(11) 5521-2021 [email protected]

Entenda como a Gestão de Riscos se relaciona com a Segurança da Informação e os modelos de soluções da E-TRUST

Antes de mais nada, você sabe o que é uma Gestão de Riscos?

Gestão de Riscos é a adoção de estratégias, métodos e políticas com o objetivo de identificar falhas e equilibrar riscos e custos com soluções eficientes.

Está relacionado com processos de planejamento, controle e segurança da informação.

Como se relaciona com a Segurança da Informação?

Por um bom tempo, a Gestão de Riscos compreendia exclusivamente os riscos financeiros das organizações. Mas com as novas tecnologias e a evolução do ambiente digital, passou a ter como foco também os riscos operacionais. 

Estes riscos estão interligados com a parte financeira, já que falhas ou violações em sistemas críticos podem comprometer grandes recursos.

Desta forma, a Segurança da Informação trabalha em conjunto para identificar e solucionar problemas de processos que comprometem uma empresa em todos os seus aspectos, como:

  • Alcance de resultados;
  • Definição de metas;
  • Proteção de recursos,
  • Tomada de decisões assertivas.

3 Modelos de Gestão de Riscos e Segurança da Informação da E-TRUST

Os serviços de gestão de riscos e vulnerabilidades da E-TRUST compreende a descoberta de vulnerabilidades em sistemas e processos importantes da sua empresa. Com isso, são identificadas as ameaças ao seu negócio e são implantadas proteções contra essas ameaças. Dessa forma, são reduzidos os riscos de integridade, disponibilidade e confidencialidade das informações e dados.

Por isso, a E-TRUST possui soluções para cada tamanho de empresa:

1. Pequenas empresas

Em empresas menores, o grande desafio é implantar as proteções sem estourar os recursos (orçamento) disponíveis.

Assim, a E-TRUST oferece serviços em nuvem e apoio de especialistas para que a própria equipe da empresa possa fazer a correção das vulnerabilidades encontradas.

No mínimo, a empresa deve se assegurar que os dados expostos para a internet estão com as proteções adequadas ao nível de risco da área de atuação da empresa.

2. Médias empresas

Médias organizações, tipicamente, enfrentam os mesmos riscos das grandes empresas, mas não contam com toda a infraestrutura e os recursos necessários para lidar com isso. Bem como, na maioria das vezes, não possuem auditorias.

Neste caso, a E-TRUST faz uma verdadeira consultoria de gestão de riscos, explica questões de ROI (retorno sobre o investido nas proteções) e oferece serviços de identificação, avaliação e tratamento de riscos, analisando as questões de risco de maneira proativa.

Os riscos tanto podem estar nos sistemas quanto nos processos executados pelas pessoas. Por exemplo, acessos de administradores em sistemas críticos de infraestrutura, às vezes, contam com menos proteções do que acessos de usuários. No entanto, podem ser usados para cometer fraudes de grande valor, pois permitem chegar a múltiplas contas de usuários.

3. Grandes empresas

As grandes empresas já sofrem auditorias e, tipicamente, possuem muitas proteções para garantir a segurança da informação e a governança.

Para grandes empresas a E-TRUST oferece pacotes de serviços sob medida para atender necessidades específicas e suprir demandas de pessoal especializado no curto e médio prazos. Nossos serviços atendem tanto empresas que possuem áreas de gestão de risco quanto as empresas que não as possuem.

Em grandes empresas, os riscos de segurança da informação devem ser avaliados com muito cuidado, pois um simples vírus de rede pode infectar centenas ou milhares de computadores de uma vez, causando um prejuízo financeiro grande. De forma similar, um ataque direcionado e persistente aos usuários de uma grande empresa pode capturar milhares de senhas de usuários e permitir ações de alto poder de destruição nos sistemas e dados da empresa.

Por isso, grandes empresas precisam contar com medidas de proteção avançadas que são escolhidas com base na avaliação dos riscos existentes.

Gestão de riscos e segurança com a E-TRUST

Ao final, lembramos que:

RISCO = PROBABILIDADE   X   IMPACTO

Assim, uma boa gestão de riscos de segurança da informação deve tentar eliminar, ou pelo menos reduzir, o risco atuando sobre um ou os dois fatores da fórmula.

A E-TRUST vai ajudar a sua empresa a eliminar as vulnerabilidades existentes e, quando isso acontece, a probabilidade cai a 0, fazendo com que o risco na equação acima seja 0.

Quando não é possível eliminar a vulnerabilidade, trabalhamos para reduzir o impacto. Dessa forma, mesmo que a ameaça se manifeste, o risco total será menor porque o impacto foi reduzido.

Na E-TRUST, o foco de nossos especialistas é ajudar você a reduzir o risco da sua empresa com medidas de proteção que tenham a melhor relação custo x benefício.

Para saber mais, entre em contato e conte conosco!

Compartilhe: