Skip to main content

Biometria facial na Gestão de Identidades e Acessos

By 3 de junho de 2023janeiro 26th, 2024Gestão de Identidade, Inovação

Biometria facial na Gestão de Identidades e Acessos

Já abordamos em diversos artigos aqui no blog, sobre os benefícios que uma solução de Gestão de Identidades e Acessos (GIA) traz para as organizações. Entre eles estão: apoio à agilidade do negócio, proteção das informações e a conformidade com leis e regulamentações.

E como toda tecnologia, esse tipo de solução evolui com as inovações e vai se modernizando. Neste artigo, falaremos sobre uma nova funcionalidade e praticidade para a GIA, a biometria facial. Para falar mais sobre este assunto, conversamos com Danny Kabiljo, fundador e diretor comercial da FullFace Biometric Solution.

A biometria facial

A tecnologia de biometria facial veio para facilitar as grandes mudanças do mundo moderno, digitalizado e menos presencial. Essa tecnologia auxilia nos processos de identificação, onde é essencial ter soluções para identificar pessoas com mais agilidade, mais precisão e com flexibilidade.

Danny Kabiljo fala sobre a crescente desta tecnologia: “a tecnologia de biometria vem com bastante força. E dentro de todas as tecnologias de biometria, o reconhecimento facial é menos invasivo. Ele não precisa de um equipamento específico, basta você ter uma câmera. Além de ser mais fácil de utilizar, interfere menos na rotina do indivíduo, não o obrigando a decorar senhas, códigos e identificações. Ele simplesmente olhando para uma câmera consegue ser identificado de maneira positiva”.

Kabiljo fala sobre a tecnologia desenvolvida por sua empresa, “hoje a Fullface desenvolveu uma tecnologia proprietária de biometria facial, que atua com qualquer dispositivo. Então pode estar em uma webcam, câmera de alta resolução ou um smartphone, que você conseguirá acessar aos aplicativos, sites, portais, softwares e todas as soluções web. Isso de forma 100% integrada”.

Outro ponto importante citado por Kabiljo é a facilidade e a segurança desse tipo de biometria. “Essa tecnologia não necessita de armazenamento de nenhuma imagem, porque são colocados na face mais de 1024 pontos, a partir de onde criamos um número identificador e as imagens são descartadas. Depois trabalhamos sempre com esse número, sem precisar da imagem, isso nos faz ganhar agilidade no processo, ocupa menos espaço de memória e, o mais importante, a solução é compliance com a lei de proteção de dados (LGPD). Porque se alguém interceptar a base de dados ou uma transação, não terá acesso à foto de nenhum colaborador, verá apenas um número e 16.000 dígitos que impossibilita a engenharia reversa. Com isso, garantimos a segurança e a privacidade das informações”.

A biometria facial na Gestão de Identidades e Acessos

Além de todas as funcionalidades de autenticação para a troca e desbloqueio de senhas já disponíveis em nossa solução HORACIUS IAM, como por exemplo, envio de SMS, token no WhatsApp, Perguntas e Respostas e Google Authenticator, a E-TRUST sai na frente mais uma vez. A partir de agora, o usuário também conseguirá trocar ou desbloquear sua senha utilizando a tecnologia de reconhecimento facial através do portal de autosserviço do HORACIUS IAM. O que é com certeza uma grande inovação para o mercado de Segurança da Informação.

O objetivo é disponibilizar mais uma funcionalidade 100% segura e prática, eliminando todos os atritos no caminho do usuário final para trocar ou desbloquear a sua senha. Até hoje, se você estava na frente do computador e esquecesse sua senha de rede, era necessário, via portal de Autosserviço do HORACIUS, por exemplo, responder algumas perguntas cadastradas previamente ou receber um token no celular.

Já com o reconhecimento facial, basta clicar em trocar ou desbloquear minha senha no Portal de Autosserviço que a câmera do computador será ativada. Em seguida, reconhecerá a face do usuário e o direcionará para a interface onde cadastrará uma nova senha.

Esta funcionalidade também suportará as atividades de solicitação, revisão e revogação de acessos, agilizando ainda mais os processos de negócio e diminuindo os custos operacionais da área de Service Desk.

Continue acompanhando nossos conteúdos e fique por dentro sobre Segurança da Informação, Gestão de Identidades e Acessos, LGPD e muito mais. Inscreva-se na nossa Newsletter.

 

Você também pode se interessar por: