Skip to main content

Ataque Hacker: A invasão a banco brasileiro alerta para a Segurança Digital

By 5 de julho de 2017janeiro 19th, 2024Segurança da Informação
Ataque hacker é uma preocupação que cada vez mais cresce nas instituições. Veja como se proteger!

Recentemente, o site Wired divulgou uma notícia sobre um ataque hacker extremamente específico e inteligente.

Em divulgação, a empresa Kaspersky Lab, especialista em segurança digital, revelou que em outubro de 2016, um banco brasileiro sofreu um grande ataque hacker com duração de cinco horas.

Apenas esse tempo foi necessário para que os invasores assumissem todo o controle do DNS do banco e, com isso, possivelmente conseguiram colher logins de milhões de clientes da instituição.

Ainda se acordo com a empresa, 36 propriedades online do banco foram alvos dos hackers, que redirecionavam os clientes para sites de phishing. A Kaspersky explica que a possibilidade é de que os criminosos tenham tido acesso a esses domínios e redirecionando-os para outros servidores.

Ou seja, quem visitasse o site do banco, seja em sua versão desktop ou mobile, era levado para uma versão idêntica do website, inclusive com certificados de HTTP válidos e cadeados de segurança.

Durante o ataque, que levou cinco horas, os invasores conseguiram alimentar seus próprios servidores com diversos dados, contas de e-mail da instituição, caixas eletrônicos e até mesmo as transações de e-commerce.

Um dos pesquisadores da Kaspersky diz que realmente não sabe qual foi o maior dano desse ataque hacker. Mas a ação foi meticulosamente planejada e executada.

Tão bem executada que os dispositivos de acesso dos usuários também foram afetados com um malware disfarçado como uma atualização de plug-in de segurança, muitas vezes exigido pelos bancos.

O alerta para a segurança digital

Apesar das controvérsias sobre o incidente – já que, segundo o possível banco brasileiro, a empresa de segurança pode ter exagerado nas informações -, a preocupação com as invasões tem crescido nos últimos anos.

Este é apenas um em diversos casos de crimes virtuais em instituições pelo mundo que nos alerta para a importância da segurança digital das organizações.

Segundo o site EXAME, a estimativa da consultoria Gartner afirma que, até o ano de 2020, cerca de 30% das 2 mil maiores empresas globais serão impactadas por grupos de ciberativistas ou cibercriminosos.

Como se proteger das ameaças com o HORACIUS IAM

Os impactos de uma invasão desse tipo são muitos, não apenas operacionais, como financeiros. E, para isso, um sistema completo de segurança deve ser utilizado.

A E-TRUST, especialista no assunto, desenvolveu a plataforma HORACIUS IAM.

É uma solução integrada para Gestão de Identidade, Governança, Provisionamento e Single Sign-On com suporte a autenticação de aplicativos mobile, nuvem e controle de acesso de clientes e consumidores.

Nosso sistema ainda dispensa a necessidade de altos investimentos em infraestrutura, podendo ser implementada via nuvem ou On-Premises.

Entre os principais benefícios desse recurso, estão a segurança e a redução de riscos.

Isso porque, o HORACIUS centraliza os direitos em um único local, gerenciando de maneira inteligente e automatizada os acessos e seus devidos níveis.

Segurança digital contra ataque hacker com a E-TRUST

Com tantos riscos, você já deve entender a importância de contar com uma empresa especializada em segurança da informação, como a E-TRUST.

Nossa equipe e plataformas disponibilizam o que temos de melhor em proteção no ambiente digital e o melhor: tudo isso com baixos custos de infraestrutura.

E como já diz o ditado, “melhor prevenir do que remediar”, certo? Neste caso, fale com nossos especialistas e conte conosco contra o ataque hacker em sua organização!